Header Ads

Projeto de alunos da UFCG converte informações da instituição em dados estatísticos

Gráficos apresentam números de alunos ativos, reprovações, quantidade de graduados por período, entre outras informações 

Leonardo e Yohan são finalistas do projeto (Foto: Edição/Arquivo)
Os estudantes Yohan Lopes, do curso Engenharia Mecânica, e Leonardo Veiga, do curso Ciência da Computação, da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), criaram um perfil no Twitter no qual transformam informações sobre os cursos da instituição em dados estatísticos. Trata-se do Datablo https://twitter.com/datablo


Os dados são coletados no site da Pró-Reitoria de Ensino (PRE) - https://pre.ufcg.edu.br/pre/dados-abertos e são organizados através de gráficos com informações sobre número de alunos ativos, reprovações, quantidade de graduados por período, entre outras.

“Só divulgamos dados que acreditamos ser do interesse de outros alunos de graduação. Informações mais técnicas serão discutidas em um trabalho escrito, que estamos desenvolvendo para estabelecer um perfil da UFCG, no que diz respeito aos cursos de graduação e analisar o impacto que a pandemia de Covid 19 terá nesses números”, revelam.

A ferramenta utilizada em todas as etapas de trabalho é a linguagem de programação R, desde a limpeza até a plotagem de gráficos. “O processamento dos dados leva tempo e vamos divulgando aos poucos, à medida que são lidos”, ressaltam.

Da Ascom/UFCG
Publicada por F@F em 29.07.2020 

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.