Header Ads

Hospital está sem funcionar há três anos em Araçagi

De acordo com o CRM-PB, a Unidade Mista de Saúde deveria funcionar como o hospital da cidade

Unidade foi fechada em 2017 (Foto: Reprodução/G1)
A Unidade Mista de Saúde Vanildo Maroja, no município de Araçagi, na região de Guarabira, no Brejo da Paraíba, foi interditada pela Agência Estadual de Vigilância Sanitária (Agevisa), no dia 17 de agosto de 2017, e está sem funcionar até hoje.


Em fiscalização do Conselho Regional de Medicina da Paraíba (CRM-PB) realizada nessa segunda-feira (24), ficou constatado que o hospital continua fechado e que a assistência à saúde da população é feita nas unidades básicas de saúde, que só funcionam de terça a sábado (domingo e segunda-feira estão fechadas), no período diurno.

De acordo com o CRM-PB, a Unidade Mista de Saúde deveria funcionar como o hospital da cidade. São nomenclaturas diferentes, mas a assistência é praticamente a mesma: funciona 24 horas, oferece atendimento de urgência e emergência, realiza exames laboratoriais, de imagem e consultas ambulatoriais em especialidades básicas.

Unidade não está equipada

Ainda conforme o CRM-PB, na visita foi constatado que não há equipamentos na unidade, nem instalação de gases, o que é imprescindível para o funcionamento adequado no local.

Pandemia

A equipe do CRM-PB constatou também que a Vigilância Epidemiológica do município criou um novo espaço, por trás do hospital fechado, para atender os pacientes com suspeita e confirmados com Covid-19, onde são feitos os exames de triagem. De acordo com dados da Secretaria Estadual de Saúde, Araçagi já registrou 495 casos de Covid-19 e quatro óbitos pela doença.

CRM-PB cobra reabertura

O CRM-PB informou que entrou em contato com o gestor municipal de Araçagi e requereu um prazo para a abertura da unidade mista de saúde. Além de sugerir que haja médicos todos os dias nas unidades básicas de saúde, pelo menos enquanto o hospital não seja reaberto. O relatório sobre a visita será encaminhado ao Ministério Público Estadual.

Defesa

A reportagem não conseguiu entrar em contato com a Prefeitura Municipal de Araçagi, para que fossem esclarecidos os pontos abordados nesta matéria. O Portal Correio disponibiliza o e-mail: redacao@portalcorreio.com.br para que sejam enviados qualquer tipo de defesa e/ou esclarecimentos.

Do Portal Correio com Fato a Fato
Publicada em 26.08.2020

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.