Header Ads

Viúva de Marielle Franco é eleita vereadora no Rio de Janeiro

Mônica Benício teve quase 23 mil votos na capital fluminense

Mônica Benício foi a 11ª vereadora com a maior quantidade de votos no RJ (Foto: Credit...Reprodução/Twitter)
A viúva de Marielle Franco, Mônica Benício, foi a 11ª candidata mais votada ao cargo de vereadora no Rio de Janeiro e conseguiu ser eleita pela primeira vez neste domingo (15). Benício concorreu pelo Partido Socialismo e Liberdade (PSOL) e obteve 22.999 votos na capital fluminense.

"Estamos eleitas! A Câmara Municipal terá uma vereadora assumidamente lésbica! Agradeço imensamente às mais de 22 mil pessoas que votaram por um futuro mandato feminista e antifascista para a Câmara Municipal do Rio! Vamos transformar essa cidades juntas!", escreveu a vereadora em sua conta no Twitter.

Assim como sua antiga companheira, Benício também nasceu e foi criada no Complexo da Maré, um conjunto de favelas que está localizado na zona norte da capital.

Marielle foi assassinada em março de 2018, enquanto exercia o cargo de vereadora, e tinha uma forte postura política e de ativismo social contra as milícias que se instalaram por todo o Rio de Janeiro. Até hoje, mais de 60 pessoas foram presas pelo crime, mas não se sabe quem foram os mandantes do assassinato.

Dos 51 vereadores eleitos no Rio de Janeiro, apenas 17 são novos políticos, sendo que a grande maioria foi reeleita. O candidato mais votado foi Tarcísio Motta, também do PSOL, seguido por Carlos Bolsonaro (Republicanos), filho do presidente Jair Bolsonaro, e o policial militar Gabriel Monteiro (PSD).(com agência Ansa)

Do JB Online
Publicada por F@F em 19.11.2020

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.