Header Ads

Músicos paraibanos são destaque de concerto da Orquestra Jovem

Concerto se inicia com a execução da “Abertura em Estilo Italiano, D590”, de Franz Schubert, compositor austríaco

Espaço Cultural José Lins do Rego, em João Pessoa (Foto: Divulgação/Secom-Paraíba)
Os músicos paraibanos Vanessa Ferraz e Lucas França são os solistas do concerto que a Orquestra Sinfônica Jovem da Paraíba apresentou no dia 8 de setembro de 2016 e que será exibido, nesta quinta-feira (10), na programação online “Funesc na Rede”, com músicas de Franz Schubert, Gustav Holst e Arturo Marquéz, e regência do maestro Luiz Carlos Durier. A exibição será às 20h, pelo canal da Fundação Espaço Cultural da Paraíba (Funesc) no YouTube (www.youtube.com/funescpbgov).

O concerto se inicia com a execução da “Abertura em Estilo Italiano, D590”, de Franz Schubert, compositor austríaco que escreveu cerca de 600 canções, além de óperas, sinfonias e sonatas, entre outros trabalhos, e é considerado um dos maiores compositores do século 19, marcando a passagem do estilo clássico para o estilo romântico.

Em seguida, é executada “Fugal Concerto, Op. 40, nº 2”, de Gustav Holst, com a participação da flautista Vanessa Ferraz e do clarinetista Lucas França. Gustav Theodore Holst foi um compositor inglês, arranjador e professor. Conhecido pelo seu trabalho orquestral, compôs várias obras de diversos gêneros.

A Orquestra Jovem encerra o concerto com a execução de “Danzon nº 2”, de Arturo Marquéz, compositor mexicano reconhecido por usar formas mexicanas e estilos musicais em suas composições.

Os concertos das orquestras profissional e Jovem da Paraíba foram suspensos durante a pandemia da Covid-19. Para suprir parcialmente essa ausência, a Fundação Espaço Cultural da Paraíba (Funesc) passou a disponibilizar, em seu canal no YouTube (www.youtube.com.br/funescpbgov) compilações de melhores momentos de apresentações realizadas nas temporadas de anos anteriores. A ação integra a programação online intitulada “Funesc na Rede”.

Do Portal Correio
Publicada por F@F em 09.12.2020
Tecnologia do Blogger.