Header Ads

Cidadania decide expulsar deputado que alisou seio de colega em SP; Veja vídeo

O parlamentar foi flagrado assediando a deputada Isa Penna, do PSol, em uma sessão na Assembleia do Estado em dezembro de 2020

O conselho de ética do Cidadania decidiu, neste domingo (10/1), pela expulsão do deputado estadual Fernando Cury (SP), alvo de um procedimento interno. Em dezembro, o parlamentar foi flagrado pelas câmeras da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp) passando a mão no seio da deputada estadual Isa Penna, do Psol.

Agora, o relatório e o parecer da comissão serão encaminhados ao diretório nacional do partido, que poderá ou não acatar a decisão. Em nota, o Cidadania diz que “a importunação sexual sofrida pela deputada fere frontalmente o Código de Ética do Cidadania em seu artigo 3º, inciso I”.

A decisão pela expulsão do deputado Cury foi aceita por unanimidade pelos integrantes do conselho. O deputado está afastado de suas funções desde 18 de dezembro.

“As imagens do plenário por si conferem clareza ao acontecimento, com nitidez, câmeras flagraram um comportamento descabido, rasteiro e incongruente por parte do deputado Fernando Cury contra a deputada Isa Penna. O fato é grave e insolente, não nos permite outra interpretação que não a de estarmos diante de um acontecimento desrespeitoso e afrontoso, que deve ser combatido”, assinalou Mariete de Paiva Souza, relatora do procedimento.

“[A atitude está] Na direção totalmente oposta dos fatos ocorridos está o Cidadania, que tem em seu programa o compromisso assumido com as bandeiras feministas contra a violência e a exclusão. Por isso, nada menos que sermos exemplares”, concluiu.

Em declaração publicada nas redes sociais, Isa Penna comentou a decisão. “Enquanto isso, aguardo o posicionamento de Cauê Macris dentro da Alesp. Na última semana, eu e minha equipe enviamos um e-mail para todos os deputados da casa convocando uma assembleia extraordinária antes de fevereiro, infelizmente o presidente da casa não se pronunciou nenhuma vez desde o assédio”, destacou.

“Eu, minha equipe e toda a sociedade estamos estupefatos que até agora a maior assembleia legislativa do país e seu presidente, do mesmo partido do governador João Doria ainda esteja ignorando o fato e não agindo com celeridade”, concluiu.

Em discurso na Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp), no dia seguinte ao abuso sexual, a deputada se pronunciou sobre situação. Em declaração emocionada no plenário, Isa discursou sobre o que considera uma violência institucional que impede mulheres de exercerem cargos políticos com tranquilidade.

“Eu fui assediada, eu fui apalpada na lateral do meu corpo pelo deputado Fernando Cury, do partido Cidadania. E eu vou entrar com um boletim de ocorrência e com uma representação. O que dá direito a alguém a encostar em uma parte íntima do meu corpo? O meu peito é íntimo. É o meu corpo. Eu estou pedindo pelo direito de ficar de pé e falar com o presidente da Assembleia Legislativa sem ser assediada. Eu sou uma deputada eleita com 53 mil votos, luto pelo direito das mulheres, luto contra o assédio. Só pelo fato de eu existir, eu mereço respeito. Eu tenho o direito de estar aqui sem ser apalpada”, ressaltou.

O que diz o deputado

Procurado pelo Metrópoles para comentar a decisão do conselho de ética do Cidadania, o deputado Fernando Cury disse, por meio de nota, que a indicação pela expulsão já havia sido anunciada em dezembro, pelo presidente do Cidadania.

“Não tenho dúvidas de estar sendo submetido a um julgamento ilegal, sumário e de exceção, que viola o Código de Ética do próprio partido e a Constituição Federal”, afirmou.

Ainda segundo o parlamentar, “dentro da Assembleia Legislativa de São Paulo, onde respeita-se o direito de defesa e o devido processo legal, irei demonstrar que não violei o decoro parlamentar, bem como jamais assediei nem tive, em nenhum momento, a intenção de constranger a nobre deputada Isa Penna, a quem respeito e sempre respeitei”.

Assista ao vídeo que mostra Cury tocando o seio de Isa Penna:

Do Metrópoles
Publicada por F@F em 11.01.2021
Tecnologia do Blogger.