Header Ads

ENTREVISTA! Secretário de Esportes diz como está trabalhando pelo desporto guarabirense

Na entrevista, Renato Toscano revela como a Secretaria de Esportes vai incentivar a Desportiva Guarabira

Renato Toscano (centro) recebendo o diploma de posse na Secretaria de Esportes, a esposa Kécia Toscano e o prefeito Marcus Diôgo (Foto: Assessoria)
O secretário de Esportes, Lazer e Juventude do município de Guarabira, o ex-vereador Renato Toscano relata a agenda dos trinta primeiros dias à frente da pasta, cita os projetos de futuro e o que está fazendo pelo desporto e o desportista guarabirense.

Em entrevista exclusiva para Fato a Fato, Renato Toscano revela o que pretende em relação ao time da Desportiva Guarabira, que tipo de apoio tem recebido do prefeito Marcus Diôgo na execução de seu trabalho e quais as prioridades no âmbito do esporte amador e profissional guarabirense.

Acompanhe a entrevista completa

FATO A FATO - Como foram os 30 primeiros dias como secretário de Esportes de Guarabira e quais as primeiras ações em favor do desporto guarabirense?

RENATO TOSCANO - 30 dias intensos de reuniões com desportistas de várias modalidades, planejando o nosso ano no esporte. Já temos diversas projetos, não só para o incentivo do esporte, mas também para o lazer e juventude, área que deveremos atuar bastante por que acredito muito na juventude para termos uma sociedade melhor. Toda modalidade quer tiver praticante em Guarabira, terá nosso apoio e incentivo.

F@F - Vai dar certo um odontólogo e ex-vereador como secretário de Esportes, mesmo sendo um esportista?

RT - Quando se faz aquilo que ama, sai bem feito. Tenho prazer no esporte e desejo uma evolução na prática da atividade física, nas competições, no incentivo ao atleta de ponta para seus treinamentos e despesas em competições em nível estadual e nacional, abranger o lazer no dia a dia do guarabirense, focar em trabalhos de base nas escolas municipais, dar espaço aos esportes radicais. Não tenho dúvidas que o prefeito Marcus Diôgo nos dará essa oportunidade, aprovando e colocando em prática todos os projetos

F@F – Quais os projetos futuros para alavancar o esporte guarabirense, passando pela criança, o jovem e o adulto?

RT - Sem dúvidas as crianças serão nosso foco, fazendo escolinhas com crianças da rede municipal no Zenobão das modalidades de futsal, basquete , volei , handebol , taekwondo, jiu jitsu e judô . Apoiaremos o Badminton de Rui, escolinhas de futsal de diversos professores que temos na cidade, como também um projeto de base de futebol de campo no Silvio Porto, com crianças e jovens. Jovens que podem ser uma base para a Desportiva Guarabira. Quanto aos adultos, teremos aulões de danças ao ao ar livre, trabalhos também direcionados para melhor idade. Ciclismo será bastante incentivado.

F@F – Qual o projeto concreto da Secretaria Municipal de Esporte para o time da Desportiva Guarabira?

RT - Ainda não me reuni com a direção do Desportiva. Estamos totalmente abertos para colaborar e voltarmos a primeira divisão.

F@F – Como vereador, sabes que há verba orçamentária para aplicação no esporte amador e profissional. Como vai usar esses recursos?

RT - Recursos tem que ser planejado diretamente com gestor, onde não conversei com ele sobre isto. Assim que soubermos o direcionamento, divulgaremos para vocês da imprensa.

Banner de divulgação do Mulheres no Pedal, evento que será realizado em março em homenagem ao Dia Internacional da Mulher (Foto: Assessoria)
F@F – Que tipo de apoio está tendo do prefeito Marcus Diôgo para tocar as ações em favor do esporte de Guarabira?

RT - Inicialmente, o prefeito está focado na saúde, pela pandemia e a volta das aulas. A princípio estamos nos planejamentos e reuniões com desportistas, mas de antemão teremos um CT de artes marciais e local para prática da natação com piscina semiolímpica. 

A natação será uma modalidade onde vamos ter alunos dos colégios municipais como também um projeto de inclusão dos autistas no esporte, onde já me reuni com mães e a modalidade foi escolhida por unanimidade.

Iremos em buscas de recursos federais com nossos deputados e senadores para obras de infraestrutura 

Iremos também recuperar campos de várzeas do João Cassimiro, Esplanada e Nordeste.

INFORME – O secretário informou ainda que no mês de maio está programado o Guarabira em Ação. Todo final de semana haverá a prática de uma modalidade esportiva radical, a exemplo da air soft, skate, ultraleve, parapente, patins, bike street e down hill.

No dia 7 de março, a Secretaria Municipal de Esportes vai realizar um pedal em comemoração ao Dia Internacional da Mulher. A inscrição será um quilo de alimentos. O trajeto será as estradas da zona rural de Guarabira (veja cartaz).

Por Antonio Santos
Redação/Fato a Fato em 13.02.2021
Tecnologia do Blogger.