Header Ads

Prefeito abre segunda reunião com conselheiros da Participação Popular em João Pessoa

Além de apresentar o calendário do ciclo de Participação Popular 2021, a reunião tratou como o mesmo será executado

Cícero coordena reunião (Foto: Gilberto Firmino/Secom-JP)
O prefeito Cícero Lucena abriu, nesta quinta-feira (18), o segundo encontro de conselheiros de bairros e comunidades da cidade realizado pela Secretaria Executiva de Participação Popular (SEPP). Ao dar as boas-vindas aos cerca de 30 conselheiros que representam 71 bairros e 146 comunidades da capital paraibana, o prefeito enfatizou que estará à disposição para atender as demandas que chegarem da população em um trabalho conjunto.

“Estamos iniciando algo que consideramos muito importante pela filosofia do ato de democratizar, ouvindo os representantes da cidade. Teremos o prazer de trabalhar juntos naquilo que temos como meta mais importante, que é uma cidade que cuida de seu povo”, afirmou o prefeito.

Também presente na reunião, o vice-prefeito Leo Bezerra afirmou que o momento é de dar novos ares ao processo participativo, garantindo vez e voz para os moradores que fazem João Pessoa. “As demandas que os conselheiros trazem são as demandas do povo. Queremos dar uma repaginada no processo de participação popular. As demandas não são para as pessoas, mas para a cidade. A partir do momento em que a demanda chega à Secretaria, ela passa a ser da Prefeitura”, afirmou.

Reforçar a democracia participativa na cidade. Para Thiago Diniz, que está à frente da Secretaria Executiva da Participação Popular, esta é uma das metas a serem concretizadas, tendo os conselheiros como parceiros, que vão fazer com que esta gestão seja marcada pelo diferencial coletivo.

“Vamos ter um papel fundamental para que as políticas públicas possam chegar aos bairros e comunidades de nossa cidade. Vamos construir juntos esse caminho de melhorias”, ressaltou o secretário, sempre colocando o papel essencial que os representantes dos bairros têm para a gestão pública.

Entre as principais demandas apresentadas, durante a reunião desta quinta-feira, estão a pavimentação de ruas, saneamento, reformas de unidades médicas, creches, podas de árvores e iluminação em vias públicas.

Interação – José Antônio Silva, representante da 1ª região, morador do bairro de Manaíra, conta que a participação popular é uma ferramenta importante, pois consolida o diálogo entre sociedade civil e o poder público.

“É uma ferramenta que veio para melhorar nossas vidas, em coletivo. Antes, a gente dependia da interlocução de um vereador ou deputado, geralmente. Hoje, nós temos uma Secretaria que faz esse diálogo. Isso fortaleceu muito o papel dos conselheiros”, comentou.

Encontro – Além de apresentar o calendário do ciclo de Participação Popular 2021, a reunião tratou como o mesmo será executado, levando em consideração o período de pandemia da covid-19. O secretário Thiago Diniz falou sobre as propostas inovadoras deste novo momento, como o “Gestor Jovem e Mirim” e a “CaraPop”, a caravana popular que visitará as demandas resolvidas.

Todos os representantes das 14 regiões de João Pessoa puderam expor suas demandas e, muitos, obtiveram respostas. Outros terão suas demandas devidamente registradas para serem encaminhadas.

Desde a última reunião, ocorrida no mês de janeiro passado, os avanços foram reconhecidos. Das 55 demandas apresentadas, 34 foram comunicadas às respectivas secretarias. Dessas, 17 já estão em fase de execução num trabalho desenvolvido em ação conjunta com diversas pastas da gestão.

Da Secom-JP
Publicada por F@F em 18.02.2021

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.