Header Ads

Vereador Nal quer que PMG distribua absorventes em escolas e postos de saúde

A matéria segue para a Comissão de Constituição e Justiça para que seja avaliada e dada ou não a admissibilidade

Vereador Nal Fernandes (Foto: Assessoria)
Vereador de primeiro mandato na Câmara de Guarabira, o emedebista Nal Fernandes teve a iniciativa de apresentar um projeto de lei inusitado na sessão desta quinta-feira (25), que se aprovado, “obriga o município de Guarabira a dispor de absorventes íntimos em postos de saúde e escolas municipais para utilização e distribuição”.

A propositura do parlamentar chamou a atenção da imprensa que faz a cobertura dos trabalhos legislativos por seu caráter inusitado. O parlamentar argumentou que em muitas situações, sobretudo nas comunidades mais carentes, as mulheres e moças não têm condições financeiras de adquirir o produto de higiene e a disponibilização em escolas e postos de saúde vai atender a uma necessidade.

A matéria segue para a Comissão de Constituição e Justiça para que seja avaliada e dada ou não a admissibilidade, a constitucionalidade para somente depois da tramitação de praxe se colocada para votação em plenário.

- A idealização desse projeto veio de reuniões durante a campanha com diversas entidades ligadas ao movimento de mulheres que solicitaram o encaminhamento de proposta - disse Nal Fernandes.

O produto

O absorvente ou penso higiénico é um produto de higiene íntima externo utilizado durante a menstruação. Inventado pela afro-americana Mary Beatrice Davidson Kenner e usado a partir de 1956. A sua função é absorver o sangue eliminado pela menstruação, evitando que este manche as roupas e assim cause constrangimentos.

Do Portal25Horas com Fato a Fato
Publicada em 27.02.2021
Tecnologia do Blogger.