Header Ads

Prefeita de Mamanguape inaugura Centro de Atendimento para Covid nesta segunda

A meta da prefeita Eunice Pessoa é minimizar a superlotação do Hospital Regional de Mamanguape

Centro de Atendimento de Referência para Covid de Mamanguape será inaugurado pela prefeita Eunice (Foto: Codecom)
Na última quarta-feira (17), o Hospital Geral de Mamanguape passou a integrar o Plano Estadual de Contingência para o combate ao novo coronavírus, se tornando referência na região do Litoral Norte Paraibano para o tratamento da doença. A unidade de saúde recebeu a ativação de 33 leitos, sendo 10 de UTI, 20 de enfermaria e 03 de decisão clínica.

Com o intuito de diminuir a circulação de pessoas que apresentem demandas clínicas leves e que antes eram levadas ao hospital, a prefeita Eunice Pessoa determinou a montagem de uma estrutura para atendimento desses pacientes na nova USB Santa Edwiges.

Neste momento crítico da pandemia, a prefeita optou por adiar a entrega do novo prédio construído para funcionamento da UBS para montar a estrutura especial de atendimento. A UBS da localidade continuará funcionando no antigo prédio localizado na Rua Maria das Dores até que a situação venha a ser estabilizada. 

Por autorização da prefeita Eunice e da tesoureira do Fundo Municipal de Saúde, Danielle Rodrigues, a Secretaria de Saúde acelerou a compra dos equipamentos necessários para os atendimentos.

A tesoureira do Fundo Municipal de Saúde, Danielle Rodrigues disse que a necessidade exige medidas rápidas para evitar colapso do sistema e determinou compra imediata dos insumos e equipamentos."Estamos no num momento em que não se pode perder tempo, para que possamos garantir segurança para saúde da população", acrescentou Danielle.

A nova unidade de atendimento, que recebeu o título de Centro COVID, disponibilizará também uma ambulância para encaminhar pacientes com casos críticos ao serviço mais avançado. As equipes terão sete (7) médicos,  seis (6) enfermeiras, seis (6 técnicos, vigilância, recepção e apoio.

O horário de funcionamento do novo Centro COVID, onde também passará a funcionar o centro de testagem que antes funcionava no PAM, será das 08h00 às 16h00 para a Equipe de Enfrentamento a COVID. No intervalo para troca das equipes, será feita toda a desinfecção do prédio e às 19h00 se inicia o atendimento da Equipe de Apoio Clínico, que vai até às 07h00 da manhã do dia seguinte.

Na manhã de ontem (20) profissionais da área da saúde estão no local finalizando a montagem dos equipamentos e da estrutura necessária para o funcionamento. Importante frisar que a Equipe COVID do dia atenderá apenas sintomas leves e que pacientes com sintomas mais graves como falta de ar, por exemplo, devem se dirigir diretamente ao HGM.

Da Codecom/Prefeitura de Mamanguape
Publicada por F@F em 21.03.2021
Tecnologia do Blogger.