Header Ads

Prefeito Cícero solicita ao Ministério da Saúde e Capital terá 125 leitos de UTI Covid-19

A Prefeitura também ampliou para 17 o número de leitos de estabilização com monitor e respirador (12 leitos nas Upas e 5 no Prontovida)

Prefeito Cícero e assessores (Foto: Reprodução)
O prefeito Cícero Lucena solicitou ao Ministério da Saúde mais 110 novos leitos de UTI para o atendimento de pacientes com Covid-19 na rede municipal de saúde de João Pessoa e que estão com o quadro agravado. O pedido é mais uma medida de enfrentamento à pandemia na cidade e foi realizado durante uma reunião, na manhã desta segunda-feira (1), na Secretaria Municipal de Saúde.

“Tivemos uma reunião muito produtiva, onde conseguimos avançar na habilitação de novos leitos de UTI, leitos de estabilização, que são intermediários entre enfermaria e a UTI, além de outros insumos, medicamentos, contratação de mão de obra e outros projetos ligados à saúde. Sempre buscando a garantia do melhor atendimento ao cidadão”, disse o prefeito Cícero Lucena, que ainda confirmou que nesta segunda-feira a Prefeitura instalou cinco novos leitos de UTI no Hospital Santa Isabel e, até o final dessa semana, serão instalados 25 leitos de UTI no Prontovida para pacientes em tratamento da Covid-19.

O vice-prefeito Leo Bezerra, que também participou da reunião, afirmou que o encontro foi um momento importante para ampliar a oferta de leitos especializados para atender pacientes graves. “A administração municipal tem agido com foco na preservação de vidas. Por isso, é fundamental a colaboração de todos para garantir o distanciamento social e demais cuidados para evitar o avanço da doença”, reforçou apelo.

Os hospitais Santa Isabel e Prontovida são as unidades que receberão o reforço dos novos 110 leitos de UTI, que devem ser habilitados através de uma parceria junto ao Ministério da Saúde.

Adriana Teixeira, diretora do Departamento de Atenção Hospitalar e Urgência do Ministério da Saúde, informou que espera apenas a publicação de uma portaria do órgão para a habilitação dos novos leitos e que até o final dessa semana estará chegando, em João Pessoa, mais 40 monitores, que são equipamentos para compor as UTIs.

“Esses leitos serão custeados pelo Ministério da Saúde, com pagamento mensal das diárias. Estamos apoiando o Município e já tivemos a vinda de 70 respiradores e agora 40 monitores para compor as estruturas de UTI. Estamos sempre à disposição”, afirmou Adriana Teixeira.

De acordo com a secretária executiva de Saúde do Município de João Pessoa, Rossana Sá, a rede contará com 125 leitos de UTI exclusiva para Covid-19 no prazo de 10 dias (70 no Santa Isabel, 45 no Prontovida e 10 no Valentina). O total desses leitos chegará a 186, quando somado aos 71 leitos de UTI de hospitais do Estado e o Hospital Universitário Lauro Wanderley. A Prefeitura também ampliou para 17 o número de leitos de estabilização com monitor e respirador (12 leitos nas Upas e 5 no Prontovida).

Da Assessoria
Publicada por F@F em 02.03.2021
Tecnologia do Blogger.