Header Ads

Agricultores de Mamanguape abastecem cidades com mais de 100 toneladas de alimentos, através do PAA

Para a prefeita Eunice Pessoa, são gratificantes as parcerias com os órgãos do Governo Federal e Estadual, uma vez que cada instituição contribuindo diretamente para fortalecimento da agricultura familiar

Agricultores de Mamanguape, com apoio da Secretaria Municipal de Agricultura, abastecem cidades da Paraíba com alimentos do PAA (Foto: Codecom)
Mamanguape (PB) - Em Mamanguape – PB, o agro não para. Apesar das limitações, em virtude da pandemia do novo coronavírus, as atividades da Secretaria Municipal de Agricultura (SMA) continuam incentivando a agricultura familiar do município.

Tendo em vista que a maior preocupação dos agricultores é o escoamento da sua produção, os técnicos da SMA os inscreveram no Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) da Companhia Nacional de Abastecimento (CONAB), e da Secretaria Executiva de Segurança Alimentar e Economia Solidária (SESAES)/ Secretaria Estadual de Desenvolvimento Humano(SEDH), que tem a frente a competente Secretária Executiva Roseana Meira, e o gerente executivo das Casas de Economia Solidária Marcelo Mello. Como resultado, as Associações dos agricultores de Alagoas, Hortagrajeira e Mendonça tiveram suas propostas da CONAB aprovadas, e 84 agricultores familiares tiveram suas propostas aprovadas no PAA da SESAES/SEDH.

Com as propostas aprovadas, os agricultores começaram a entregar seus produtos. Nos últimos três meses, os agricultores forneceram mais de 100 toneladas de alimentos diversos, sendo cerca de 35 toneladas fornecidas para a CONAB, e 65 toneladas para SESAES/SEDH. Os alimentos foram distribuídos pelos respectivos órgãos para as cidades de Queimadas, Cubati, Ingá, Marcação, Dona Inês, Cabaceiras e Mamanguape, com o objetivo de diminuir a fome das famílias em vulnerabilidade social.

Para a SMA, o PAA tem uma grande importância na geração de emprego e renda para homem do campo, por garantir a comercialização de parte de sua produção com preços justos, sem atravessadores.

Para a prefeita Eunice Pessoa, são gratificantes as parcerias com os órgãos do Governo Federal e Estadual, uma vez que cada instituição contribuindo diretamente para fortalecimento da agricultura familiar, o desenvolvimento do agronegócio do município, além de colaborar com a alimentação das famílias que estão em situação de insegurança alimentar e nutricional de todo território paraibano.

Da Codecom/Prefeitura de Mamanguape
Publicada por F@F em 21.04.2021
Tecnologia do Blogger.