Header Ads

Ana Cláudia visita Núcleo de Apoio e Diagnóstico à Pessoa com Deficiência em CG

Secretária também destacou que o local é apropriado porque facilita o acesso dos pacientes a qualquer outra intercorrência

Secretária esteve em Campina Grande (Foto: Assessoria)
Campina Grande (PB) - A Secretária de Estado do Desenvolvimento e Articulação Municipal (Sedam), juntamente com o Secretário Executivo da Sedam, Galego do Leite , Dr. Valdé Silveira , Coordenador de Gestão estadual e os vereadores Anderson Almeida, Jô Oliveira e Valéria Aragão, visitaram na manhã desta segunda-feira, 05, o  Núcleo de Apoio e Diagnóstico à Pessoa com Deficiência (NADPD), serviço importantíssimo que foi inaugurado pelo Governador João Azevêdo em novembro do ano passado, nas dependências do Hospital de Emergência e Trauma de Campina Grande.

O espaço é resultado de uma parceria entre a Secretaria de Estado da Saúde (SES), a Secretaria de Estado da Educação, Ciência e Tecnologia e a Fundação Centro de Apoio ao Portador de Deficiência (Funad),contemplando a população da Rainha da Borborema e região que necessita do diagnóstico e de laudo médico, com avaliação de uma equipe multidisciplinar, para ter acesso a diversas políticas públicas.

O Serviço realiza diagnóstico e emissão de laudos, acesso a consultas para algumas especialidades e apoio no acompanhamento das pessoas com deficiência. A pessoa com deficiência, para poder acessar as políticas públicas, como inclusão no mercado de trabalho, saúde, educação, benefícios assistenciais, previdenciários e de outras áreas, necessita do diagnóstico da deficiência e acesso ao laudo médico com avaliação de uma equipe multidisciplinar.

No núcleo, a equipe multidisciplinar que realiza os atendimentos é composta por : fisioterapeutas, ortopedistas, oftalmologistas, fonoaudiólogos, psicopedagogos, psicólogos, técnicos de enfermagem, neurologistas, assistentes sociais, clínicos gerais e intensivistas, dentre outros.

O atendimento pode ser agendado no  Sine Estadual, que fica localizado na  Rua Raimundo Nonato de Araújo, S/N, no  bairro do Catolé, vizinho à Central de Polícia (83- 996910550), de segunda a quinta-feira, das 8 às 13h. Ao comparecer para a consulta, o paciente deve apresentar os seguintes documentos: RG e CPF, foto 3/4, comprovante de residência, exames (de acordo com a deficiência), laudo médico (caso tenha) e cartão do SUS.

Até a presente data mais de 900 pessoas já foram atendidas no Núcleo.

Recepcionaram a Secretária e os vereadores,   Dr. Sebastião Viana -Diretor  Técnico do Hospital de Trauma, Dr. Johny Bezerra-Diretor do Hospital de Clínicas do Estado da Paraíba,  Thiago Gomes, o Diretor Administrativo do Trauma-Pedro Segundo, como também a Coordenadora do Núcleo, Siudete Costa.

Tanto a Secretária Ana Cláudia, os técnicos do Governo e também os vereadores, ficaram encantados com o atendimento desenvolvido no  Núcleo e com a equipe que está à disposição das pessoas.

"São profissionais capacitados, uma equipe multidisciplinar, que atende a todas e todos, indistintamente, com muito esmero e carinho, possibilitando assim que as pessoas com deficiência tenham acesso ao que lhes é garantido em lei”,  afirmou a Secretária.

Ana Cláudia também destacou que o local é apropriado porque facilita o acesso dos pacientes a qualquer outra intercorrência. "Nós estamos dentro de um hospital e isso facilita o acesso aos especialistas, tendo em vista que o Hospital de Trauma tem todas as especialidades disponíveis 24 horas por dia", destacou.

Quem quiser conhecer um pouco mais sobre as atividades do Núcleo , basta acessar a rede social: https://www.instagram.com/nadpd_cg/

Da Assessoria
Publicada por F@F em 07.07.2021
Tecnologia do Blogger.