Header Ads

Raniery Paulino participa do 1º seminário em comemoração ao Dia do Surdo, em GBA

Deputado estadual Raniery Paulino tem lutado em defesa das pessoas com deficiência na Paraíba

Evento foi em Guarabira (Foto: Assessoria)
João Pessoa (PB) - O deputado estadual Raniery Paulino (MDB) participou, no domingo (26), do primeiro seminário em comemoração ao dia do surdo, no auditório da escola Antenor Navarro, em Guarabira. O Dia Nacional dos Surdos é comemorado anualmente em 26 de setembro, a data foi oficializada pelo decreto de lei nº 11.796 em 29 de outubro de 2008.

O principal objetivo desta data é desenvolver a reflexão sobre os direitos e inclusão das pessoas com deficiência auditiva na sociedade. No Brasil, o dia foi escolhido por ser a data de fundação do INES (Instituto Nacional de Educação de Surdos), em 1857.

“Hoje fizemos uma importante seminário para discutir diversos temas para possibilitar a inclusão das pessoas com deficiência auditiva na sociedade. Gostaria de agradecer aos diretores da Associação dos Surdos de Guarabira, Jonatas e Mikaela pela receptividade e o reconhecimento em nosso trabalho na Assembleia Legislativa da Paraíba na defesa das pessoas com deficiência.” Disse, Raniery.

Muito já foi conquistado, como o reconhecimento da Libras como meio legal de comunicação e expressão, a obrigatoriedade do ensino de Libras na formação de professores, a obrigação do ensino bilíngue para crianças com deficiência auditiva e a obrigatoriedade da presença de um intérprete de Libras nos órgãos públicos. Ainda há muito a se fazer para garantir a total inclusão das pessoas surdas no Brasil, e a data serve para nos lembrar disso e promover o diálogo sobre o assunto.

Do Acesso Político com Fato a Fato
Publicada em 29.09.2021
Tecnologia do Blogger.