Header Ads

Restos mortais de Zenóbio Toscano ficarão no Santuário de Frei Damião, em Guarabira

A deputada Camila Toscano disse que a família já pensava onde colocar os restos mortais de Zenóbio em Guarabira e que foi surpreendida com a iniciativa

Ex-prefeito Zenóbio Toscano (Foto: Reprodução)
Guarabira (PB) - Atendendo a uma iniciativa da Reitoria do Santuário de Frei Damião e do monsenhor José Nicodemos, a família do ex-prefeito de Guarabira e ex-deputado estadual Zenóbio Toscano, autorizou que os restos mortais do político sejam depositados num memorial a ser construído no Santuário, em agradecimento ao que Zenóbio fez em vida em favor da igreja, como um dos idealizadores do monumento que homenageia o Santo do Nordeste.

O reitor do Santuário, padre José André e o monsenhor Nicodemos se reuniram na manhã desta terça-feira (14) com a deputada Camila Toscano, filha de Zenóbio e herdeira do se espólio político, que comunicou a decisão da família em aceitar a homenagem de gratidão e já foi iniciada a discussão sobre em que local irão ficar os restos mortais de Zenóbio no complexo do Santuário.

“Com muita alegria nos reunimos para lembrar de uma pessoa tão especial, Zenóbio Toscano, eterno prefeito de Guarabira, e não tem algo melhor do que uma homenagem dessa para aquele que construiu junto com sua esposa, Léa, esse ambiente religioso onde lembramos uma figura espetacular que é Frei Damião de Bozzano”, disse padre André.

A deputada Camila Toscano disse que a família já pensava onde colocar os restos mortais de Zenóbio em Guarabira e que foi surpreendida com a iniciativa dos que integram a Reitoria do Santuário e do monsenhor Nicodemos. O local servirá para lembrar o legado do político mais vitorioso e trabalhador da história de Guarabira, vencendo todos mandatos que disputou.

“Para mim, para meus irmãos e para Dona Léa é uma grata surpresa. A gente sabe tudo que painho fez, eu via a vida inteira a dedicação dele, desde que eu nasci que meu pai se dedica a Guarabira, a gente vê, olha Guarabira e tem o dedo dele em quase tudo aqui. A gente queria de verdade ter um espaço especial para ele. A pandemia nos impediu de fazer qualquer homenagem a ele e quando surgiu a ideia, monsenhor nos trás com padre André essa grata surpresa de reservar um espaço dentro do Santuário de Frei Damião para que a gente possa trazer os restos mortais dele e fique aqui eternizado, para que nós possamos fazer nossas homenagens”, destacou Camila.

Vigário da Paróquia de Nossa Senhora da Luz à época da construção do Santuário, monsenhor Nicodemos lembrou o trabalho que teve com Zenóbio e a então prefeita Léa Toscano para a construção do Santuário, considerando justa a homenagem em descansar os restos mortais de Zenóbio no Santuário de Frei Damião.

“Nesta manhã nós tivemos aqui uma reunião no Santuário de Frei Damião, nós padres viemos conversar com Camila porque consideramos que é muito justo que se traga os restos mortais de Zenóbio para Guarabira. E que possam repousar aqui, no Santuário de Frei Damião. Uma obra muito importante para Guarabira que nós fizemos junto com ele, eu sei o quanto ele se esforçou e trabalhou para ver esse lugar pronto, de modo muito especial, Zenóbio, Léa e eu trabalhamos incansavelmente para ver tudo isso pronto e acho muito justa a homenagem”, afirmou monsenhor Nicodemos.

As declarações foram dadas ao repórter Zé Roberto, da Rádio Constelação FM de Guarabira e divulgadas no radiofônico Jornal da Manhã, desta quarta-feira (15).

Do Portal25Horas
Publicada por F@F em 16.09.2021
Tecnologia do Blogger.