Header Ads

PMJP inicia nova seleção de crianças para vaga na Escola do Teatro Bolshoi

Serão avaliados os 350 estudantes classificados na primeira seletiva. Desses, 20 alunos vão para a avaliação final

Prefeito Cícero esteve com as crianças (Foto: Secom-JP)
João Pessoa (PB) - Os estudantes da rede municipal de ensino de João Pessoa que sonham com uma vaga na Escola do Teatro Bolshoi no Brasil, em Joinville (SC), vão disputar uma nova fase da seleção.

A Prefeitura de João Pessoa, por meio da Secretaria de Educação e Cultura (Sedec), iniciou nessa segunda (25) a segunda etapa do processo pelo qual serão avaliados os 350 estudantes classificados na primeira seletiva. Desses, 20 alunos vão para a avaliação final, que acontece no dia 3 de novembro, na sede da escola.

“Este foi um sonho que tivemos no passado e conseguimos realizar. Agora estamos renovando esta oportunidade para nossos jovens, entendendo que a cultura é algo importante para os cidadãos e que esta também é uma possibilidade de mudar vidas”, afirmou Cícero Lucena.

A avaliação acontece durante a manhã e a tarde na Escola de Formação, localizada na Avenida José Américo de Almeida, Tambauzinho, na Zona Leste de João Pessoa. “Do dia 3 ao dia 22 de outubro, percorremos as 99 escolas da rede e pré-selecionamos 350 crianças nascidas entre 2010 e 2012. Elas estão sendo avaliadas por três representantes do Ballet Bolshoi. Um momento de bastante ansiedade também pra nós”, disse a coordenadora do processo seletivo, Fernanda Albuquerque.

Durante a seletiva serão avaliados critérios como flexibilidade, mobilidade e impulsão, entre outros exercícios. Os alunos aprovados irão para Joinville concorrer com outras crianças de todo o território nacional.

Alexa Felipe, de 10 anos, foi uma das aprovadas na primeira etapa. A estudante do 4° ano da Escola Padre Bartolomeu de Gusmão participou da segunda etapa durante a manhã. “Eu sempre gostei de dançar e fiquei feliz em poder participar. Gostei muito do teste e acho que vou passar”, afirmou.

Suporte

As seletivas têm recebido suporte da Secretaria Municipal de Educação. Um ônibus foi reservado para transportar os estudantes de suas escolas de origem até o local da avaliação. Enquanto espera a vez, a criança aguarda no auditório, onde participa de contação de histórias, atividades lúdicas com professores de Educação Física e tomam lanche.

Selecionados

As crianças escolhidas pelo Ballet vão morar em Santa Catarina por oito anos sem qualquer custo para os pais.

Isso é possível a partir do convênio firmado entre a Prefeitura de João Pessoa e a Escola do Teatro Bolshoi no Brasil. Além dos custos com moradia, a Prefeitura garante uma coordenadora de apoio durante todo o período da formação.

Do Portal Correio com Secom-JP
Publicada por F@F em 26.10.2021
Tecnologia do Blogger.