Header Ads

PMJP reajusta salários dos professores acima do valor anunciado pelo Governo Federal

O reajuste será um dos maiores aumentos já dados na Rede Municipal de Educação da capital paraibana

Professores da rede municipal de ensino em João Pessoa terão reajuste salarial (Foto: Reprodução)
João Pessoa (PB) - A Prefeitura de João Pessoa, por meio da Secretaria de Educação e Cultura (Sedec), anunciou neste domingo (30), que os professores da Rede Pública Municipal de Ensino irão receber um reajuste salarial acima do anunciado pelo Governo Federal, que foi de 33,23%. O reajuste dado pelo prefeito Cícero Lucena, de 31,5% irá chegar a 33,40%.

O reajuste será um dos maiores aumentos já dados na Rede Municipal de Educação da capital paraibana. 

Atendendo a mais uma reivindicação do Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Município (Sintem), nas negociações no último dia 27, a PMJP aplicou o percentual do abono salarial em cima do valor da produtividade, onde o professor já tinha 15%. Aplicando os 16,5% do abono, representando um acréscimo de 1,8% nos salários, totaliza 33,24%, cerca de um terço a mais sobre os salários de dezembro.

“Com esse percentual, João Pessoa irá pagar 22% acima do novo piso nacional e teremos um dos melhores salários do Nordeste, podendo chegar até 330% a mais que o valor do piso. Se nossa intenção fosse apenas cumprir a Lei do Piso, bastaria aplicar 15%. Atualmente, o piso nacional divulgado para 2022 é de R$ 2.884,10, para um regime de trabalho de 30 horas”, explicou a secretária da Educação, América Castro.

A secretária falou ainda que João Pessoa não teria a obrigatoriedade de aplicar esse índice de 33,23%, uma vez que a Prefeitura já paga acima do piso nacional. “Esse índice representa o percentual para os municípios que ainda não atingiram o piso, porém, a categoria contou com a sensibilidade e o comprometimento do prefeito Cícero Lucena, em realizar uma educação de qualidade, que também passa pela valorização dos profissionais de educação, ofertando um dos maiores aumentos à categoria do magistério, já realizado no município”, esclareceu a secretária.

Sobre o abono - É apenas uma forma provisória de registro no contracheque, mas que será gradativamente incorporada ao vencimento do servidor sem prejuízo financeiro.

Do ClickPB
Publicada por F@F em 30.01.2022

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.