Header Ads

Jogador de futebol morre de infarto após ouvir áudio que falava mal da mãe

Atleta tinha um problema no coração e segundo a família, o conteúdo da mensagem o deixou muito nervoso

Segundo a família, Dérek tinha tinha um problema no ventrículo esquerdo que, até então, permanecia desconhecido. (Foto: Reprodução/arquivo pessoal)
João Pessoa (PB) - O jogador de futebol Dérek Jovane Silva Xavier infartou aos 20 anos após ouvir um áudio no WhatsApp em que uma pessoa, ainda não identificada, "falava mal" da mãe do atleta. Segundo a família do jovem, que tinha um problema no coração que até então desconhecia, o conteúdo da mensagem o deixou muito nervoso.

A mãe do jogador, a assessora parlamentar de 43 anos Tatiane dos Santos Silva Xavier, disse ao g1 que se lembrará do filho como uma pessoa quieta dentro de casa. "Mas, com os amigos, ele era totalmente diferente. Era bem bagunceiro mesmo. Era uma pessoa muito querida na vizinhança, entre os amigos", relata.

"Ele era uma pessoa muito apegada a mim, por tudo que eu passei durante a gravidez dele. E por várias dificuldades que a gente teve, para eu poder levar ele para jogar bola. Então, ele escutou uma pessoa falando de mim, e aí ele ficou nervoso 'no coração'. A qualquer momento isso poderia acontecer. Ele não gostava que ninguém falasse de mim, nem minha filha, nem meu marido, nem ninguém. E aí, ele ficou nervoso", lembra a mãe.

Ainda segundo a mãe, não houve discussão. "A pessoa questionou, falou de mim. Falou que a minha opinião talvez não fosse a certa. Aí, ele escutou e ficou nervoso", conta. Orgulhosa do filho, Tatiane lembra que Dérek era um jovem que "tiraria a roupa do corpo para dar para uma pessoa que precisasse. Não se importava se era roupa nova. Já deu até chuteira para os colegas", lembra.

"Ele era muito apegado a mim. Tínhamos uma ligação muito forte. Desde a gravidez, que foi de risco. Quase morri no parto. Ele escutou uma pessoa falando de mim no WhatsApp e ficou nervoso. Ele dizia que eu era a pessoa mais importante para ele. Ele morreu me defendendo, da mesma maneira que eu faria por ele", desabafa Tatiane.

"Os atletas precisam fazer exames sempre, mesmo que não sintam nada. O Dérek não sentia, não tinha nada. Mas, insistam com o médico, mesmo que ele fale que não precisa. Não quero desejar isso que estou sentido para nenhuma mãe. É muito difícil perder um menino de 20 anos, cheio de sonhos, por um problema que poderia ter sido descoberto", finaliza.

Problema no coração

Familiares explicaram ao g1 que o atleta não sabia que possuía um problema no coração. Segundo eles, ao ouvir a mensagem de voz no WhatsApp, no último dia 13, Dérek ficou extremamente nervoso e infartou. Ele chegou a ser socorrido, recebeu massagens cardíacas durante mais de uma hora, além de choques com desfibrilador e uma injeção de adrenalina. Ainda assim, o jovem, considerado saudável, não resistiu.

Segundo a família, Dérek tinha tinha um problema no ventrículo esquerdo que, até então, permanecia desconhecido. Por conta da profissão, realizava exames com frequência, porém, nunca detectou o problema. Ainda de acordo com a família, ele já havia perdido um avô e uma avó por infarto.

A namorada do atleta desabafou ao g1. Josiane de Souza Portela, de 17 anos, está grávida do namorado e terá o bebê em julho. Para ela, que sempre teve o sonho de ser mãe, a vida sem o companheiro "será difícil". O morador do bairro Perequê, em Guarujá, no litoral de São Paulo, havia descoberto há poucos meses que seria pai, e atualmente defendia a seleção de futebol da cidade.

"Queria viver esse sonho com o amor da minha vida. Eu garanto que será bem difícil. Ele era engraçado, extrovertido, amoroso. Eu não tenho dúvidas do meu amor por ele e do amor dele por mim", diz Josiane, que já estava em fase de planejamento do casamento com o atleta.

Conforme a família, o sexo do bebê do casal será revelado na próxima segunda-feira (21).

'Promissor'

Pai do jovem, o segurança Jovino Pereira Xavier, de 45 anos, lembra que o filho era apaixonado por futebol, e praticava o esporte profissionalmente desde os 15 anos. Com passagens pela Portuguesa Santista e pelo Jabaquara, Dérek atuava, também, em alguns times de várzea de Guarujá.

"Somos são-paulinos, temos fotos no Morumbi. Ele recebia propostas de empresário. Em 2019, teve um convite para jogar nos Emirados Árabes, estava tudo certo, mas a pandemia acabou adiando. Ele era muito promissor", diz.

Em uma rede social, a Secretaria de Esporte e Lazer (Sel) de Guarujá comunicou o falecimento do atleta, "um dos melhores jogadores de futebol da categoria sub-20 da Sel", diz a nota. "O jovem era muito querido por todos", termina o texto.

Do ClickpB com g1 Santos/SP
Publicada por F@F em 20.02.2022
Tecnologia do Blogger.