Header Ads

Prefeito participa de abertura do programa ‘Rios + Limpos’ em João Pessoa

Cícero destaca atuação de comissão tripartite para preservação de rios que cortam a cidade de João Pessoa

Solenidade ocorreu neste sábado, 12 (Foto: Secom-JP)
João Pessoa (PB) - O Rio Sanhauá, na altura do Porto do Capim, deve exibir margens mais limpas e bem cuidadas em breve. Isso porque o local é o primeiro ponto de ação do programa ‘Rios + Limpos’, uma parceria dos governos do Brasil, da Paraíba e da Prefeitura de João Pessoa. Na Capital, o programa foi aberto na manhã deste sábado (12), com a participação do prefeito Cícero Lucena.

“Este é um momento muito importante, pois une três esferas de gestão e a comunidade para realizar um trabalho de grande importância para o meio ambiente. Queremos que nossos rios sejam preservados e que cumpram o papel vital que tem para tantas comunidades ribeirinhas e para a cidade como um todo”, afirmou o prefeito.

O programa promove uma união de órgãos ambientais como o Ministério da Saúde, a Sudema e a Secretaria Municipal de Meio Ambiente, além de voluntários e de moradores das comunidades para um grande mutirão de coleta manual de lixo jogado às margens dos rios. Estão previstas ações como esta ao longo dos rios Sanhauá e Paraíba.

O secretário de Qualidade Ambiental do Ministério do Meio Ambiente, André França, destacou que o objetivo é deixar o rio mais limpo e conscientizar a população. “Queremos promover e estimular a cidadania ambiental. Não podemos abrir mão disso, precisamos fazer nossa parte”, destacou.

O secretário municipal do Meio Ambiente, Welison Araújo Silveira, falou sobre a bacia hidrográfica privilegiada da Capital, mas que infelizmente sofre com o descarte irregular de resíduos sólidos. “Temos mais de 100 pessoas engajadas hoje para fazer uma mobilização também de conscientização para que não haja mais o descarte em local incorreto. A partir daqui, vamos levar para o restante da cidade”, explicou.

Representando a comunidade, a presidente da Associação de Mulheres do Porto do Capim, Rossana Holanda, direcionou sua fala aos moradores. “Se você está nos vendo e ouvindo, venha para as ruas. Somos os beneficiados e precisamos participar. É um dever do poder público, mas nossa participação é essencial e este é um pontapé inicial para termos nosso rio limpo”, declarou.

O evento ainda contou com a participação do superintendente de Desenvolvimento do Meio Ambiente do Governo do Estado, Marcelo Cavalcante, e do capitão de Fragatas da Capitania dos Portos da Paraíba, Erijansen Maciel.

Da Secom-JP

Publicada por F@F em 12.03.2022

Tecnologia do Blogger.