Header Ads

Em nova sede, Nasf amplia em quase 50% número de atendimentos em Sapé

NASF – É o Núcleo Ampliado de Saúde da Família e Atenção Básica que atua de maneira integrada às equipes componentes das Unidades Básicas de Saúde

Nasf da cidade de Sapé (Foto: Secom/PMS)
Sapé (PB) - Contando com novas instalações em sua central, o Núcleo Ampliado de Saúde da Família e Atenção Básica (Nasf) de Sapé aumentou em quase 50% o número de atendimentos desde que se mudou para a nova sede.  No novo local desde fevereiro, o Nasf registrou 1.166 atendimentos em março, número muito acima da média de 784 nos meses anteriores. 

CONFIRA! Vejas fotos das atividades do Nasf em Sapé

Localizada na Rua Simplício Coelho, nº 279, no centro da cidade, a estrutura conta com cômodos espaçosos em seu interior e uma vasta área externa, possibilitando atendimentos de maior conforto e completude nos serviços ofertados. 

O Núcleo tem sido atuante em suporte às 19 Unidades Básicas de Saúde (UBSs) existentes em Sapé. Os usuários são pacientes encaminhados por médicos especialistas dessas unidades e, para a prestação dos serviços oferecidos, o corpo profissional é composto por uma equipe multidisciplinar. 

Os profissionais são especializados em tratamentos nas áreas de fisioterapia, educação física, nutrição, psicologia, fonoaudiologia e assistência social, contando também com terapias de atividades coletivas como hidroginástica e grupo terapêutico voltado para pessoas com problemas crônicos de coluna.  O projeto “Cuidando de Quem Cuida”, direcionado para o atendimento a servidores públicos de serviços essenciais, também é desempenhado no local.

Para Sérgio Ferreira, coordenador do Nasf, a perspectiva é de que haja ainda mais êxito e expansão nos atendimentos. “Nossa meta é ampliar o número de atendimentos individuais, coletivos e domiciliares. Planejamos realizar capacitações para os profissionais, criar mais grupos terapêuticos e fazer o matriciamento dentro das UBSs. A pretensão é um NASF cada vez mais atuante e pronto para dar maior assistência voltada para a melhoria da qualidade de vida da nossa população”, pontuou.

As diversas áreas atendidas pela equipe fazem parte do apoio matricial característico da política de atuação do Núcleo Ampliado de Saúde da Família e Atenção Básica, que se projeta em proporcionar maior qualidade a atendimentos de saúde básica através de tratamentos alinhados entre múltiplas práticas profissionais. Os atendimentos no Nasf ocorrem de segunda a sexta-feira, sendo pela manhã das 8h às 11h30 e, no período da tarde, das 13h às 16h.

NASF – É o Núcleo Ampliado de Saúde da Família e Atenção Básica que atua de maneira integrada às equipes componentes das Unidades Básicas de Saúde (UBSs), buscando amplitude em ações de cuidados básicos e, rápida resolutividade clínica aos numerosos encaminhamentos, garantindo a maior satisfação dos usuários e efetividade aos serviços de atenção à saúde primária.

Da Secom/PMS
Publicada por F@F em 21.04.2022
Tecnologia do Blogger.