Header Ads

Pilõezinhos promove ação de combate ao câncer de mama por meio do programa "Amigos do Peito"

Além de exames de mamografia, a ação também contou com uma palestra acerca da prevenção do câncer do colo de útero 

Várias mulheres foram atendidas (Foto: Ascom/PMP)
Pilõezinhos (PB) - A Prefeitura de Pilõezinhos, via Secretaria Municipal de Saúde, promoveu na última terça-feira (05), ações visando a saúde da mulher, por meio do programa “Amigos do Peito”. As ações ocorreram na Praça São Sebastião, no Centro de Pilõezinhos, e teve como foco a prevenção do Câncer de Mama e Câncer do Colo de Útero. 

O objetivo dessa ação foi conscientizar a população, sobretudo as mulheres, acerca do Câncer de Mama, câncer que mais mata mulheres no mundo, e divulgar a importância da realização periódica de exames de mamografia para diagnóstico precoce da doença. Sessenta exames de mamografia foram realizados na unidade móvel “Amigos do Peito”, que esteve em nossa cidade já pela segunda vez nos últimos seis meses. As mulheres contempladas com os exames foram mulheres com idade superior aos 40 anos e que receberam encaminhamento dos agentes de saúde. 

Durante a ação também ocorreu uma palestra acerca do Câncer do Colo de Útero, promovida pela enfermeira Socorro Lacerda. “Esse é um exame de rastreio. A mamografia é um exame muito importante, pois é a partir dele que se detecta o Câncer de Mama na fase inicial, e como sabemos, tudo na fase de início tem cura. Portanto, é um exame rápido e a partir dele pode-se detectar o nódulo em seu início”, comentou a Dra. Socorro para a equipe da Assessoria de Comunicação. 

Além da enfermeira Socorro Lacerda, também estiveram presentes coordenadores de equipe da Secretaria de Saúde, além da própria secretária da pasta, que destacou a importância dessa ação: “Essas oportunidades são muito boas para que possamos mostrar a nossa população a necessidade da realização de exames preventivos, não somente às mulheres, mas ao público em geral.”

Da Ascom/PMP
Publicada por F@F em 06.04.2022
Tecnologia do Blogger.