Header Ads

OPINIÃO! Walter Santos analisa liderança de João Azevêdo com 157 prefeitos

A realidade eleitoral para 2022 na Paraiba expõe Raio X claro sobre conjuntura favorável à João Azevêdo

Jornalista Walter Santos (Foto: Reprodução)
O site “Polêmica Paraíba”, do irrequieto Gutemberg Cardoso, produziu neste domingo de maio nublado uma exposição clarividente de como está o universo eleitoral nos 223 municípios, a partir de levantamento produzido em um a um de cada cidade, apontando ao final o governador João Azevêdo com apoio de 157 prefeitos em 2022.

Também a partir do levantamento, configura-se o deputado federal Pedro Cunha Lima (PSDB) em segunda posição com 27 apoios de prefeitos, via PSDB, aparecendo o senador Veneziano Vital (MDB) com 10 declarações de apoio na posição a seguir entre chefes de executivo municipais.

Por fim, o levantamento aponta que três outros nomes colocados na disputa ao governo, ou seja, Nilvan Ferreira (PL), Lígia Feliciano e Adjany Simplício (PSOL) não pontuaram diante de 29 prefeitos ainda se colocando indecisos quanto ao nome que irão apoiar.

CAUSAS E EFEITOS

A esta altura do campeonato se faz importante admitir que os principais colégios eleitorais têm posição já definida, através de seus prefeitos, a exemplo de João Pessoa, Campina Grande, Patos, Guarabira, Monteiro, Sousa e Cajazeiras, portanto, as indecisões pontuadas estão em cidades sem expressão eleitoral.

Há que se registrar o fato de que em 2022, João Azevêdo já não é o candidato desconhecido como foi em 2018 e, ao contrário, observa-se que o saldo de governo é positivo na maioria dos municípios, portanto, se faz notar com a adesão dos líderes municipais.

Em síntese, não há projeção de mudança eleitoral no futuro próximo, conforme o levantamento feito, portanto, teremos na campanha muito mais zoada do que alteração real da cena político-partidária de 2022.

Quem viver, verá.

Por Walter Santos (jornalista, diretor do Wscom)
Publicada por F@F em 01.05.2022

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.