Header Ads

PM de Pilõezinhos realizada caminhada em alerta ao abuso sexual de crianças e adolescentes

Alunos da rede municipal, estadual, conselheiros tutelares, professores, autoridades e demais munícipes percorreram a cidade em um importante dia de conscientização 

Caminhada reuniu crianças e adolescentes (Foto: Ascom)
Pilõezinhos (PB) - A última quarta-feira (18), em Pilõezinhos, foi marcada por uma grande caminhada em alusão ao Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. Com concentração realizada no Conjunto Mandaú, a caminhada partiu em direção ao Centro da cidade, percorrendo as principais ruas e conscientizando a população local para uma problemática de enorme relevância e cujo dever de combater compete a todos os cidadãos. 

No mês de maio, em memória à menina Araceli Crespo, de 08 anos de idade, que foi sequestrada, violentada e assassinada em 18 de maio de 1973, celebra-se no Brasil o “maio laranja” e o dia de combate ao abuso e à exploração sexual de crianças e adolescentes. Em vista disso, várias cidades promovem, voluntariamente, a campanha “Faça Bonito”, que consiste na realização de atividades para mobilizar, sensibilizar, informar e convocar toda a sociedade a participar da luta em defesa dos direitos de crianças e adolescentes. Pelo sétimo ano consecutivo Pilõezinhos adere a essa campanha, que é desenvolvida em nosso município pela Secretaria de Assistência Social, Conselho Tutelar, além do apoio de outras instituições e secretarias municipais. Neste ano o cronograma teve início na última semana onde conselheiros tutelares concederam entrevista à Rádio Pilõezinhos FM. Nos dias seguintes foram realizadas panfletagens e conversas com alunos da rede municipal e estadual de ensino e palestras no Ginásio de Esportes. 

No dia do encerramento da campanha, na última quarta-feira, uma grande caminhada foi feita pelas principais ruas da cidade. A mobilização e concentração para início da marcha ocorreu no Conjunto Mandaú, onde reuniu-se alunos das redes municipais e estaduais, professores, os conselheiros tutelares Ana Paula, Carlos Adriano, Ednadia Araujo, Elenildo Alves e Mizael Ribeiro, a secretária de assistência social Eliane Santos e equipe, a promotora de justiça Danielle Lucena, outras autoridades do município, além de conselheiros tutelares de Pilões, Duas Estradas e demais munícipes. 

Durante a caminhada, foi realizado um trabalho de panfletagem com informações acerca do que é abuso de crianças e adolescentes, como evitar e como denunciar. Também houve a apresentação da Banda Marcial de Pilõezinhos, que levou música pelas ruas até o Centro da cidade, onde encerrou-se a atividade, bem como a campanha “Faça Bonito” deste ano. Contudo, vale ressaltar que essa luta é diária, e não finda com a campanha, sendo, portanto, de enorme importância que nos mantenhamos atentos a qualquer sinal de abuso, e façamos o nosso trabalho de denunciar ligando para o Disque 100, protegendo nossas crianças e adolescentes e mitigando esse grave problema.

Da Ascom/PMP
Publicada por F@F em 24.05.2022
Tecnologia do Blogger.