Header Ads

Elevação de Guarabira à 3ª Entrância é prestigiada por autoridades dos três poderes

A Comarca de Guarabira foi alçada à 3ª Entrância através da Lei Complementar nº 176/2022

Várias autoridades de Guarabira e da Paraíba participaram da solenidade que elevou a Comarca de Guarabira à Terceira Entrância (Foto: Ascom/TJPB)
João Pessoa (PB) - Em uma solenidade bastante prestigiada, na tarde desta quinta-feira (14), a Comarca de Guarabira, no Brejo paraibano, foi elevada à 3ª Entrância do Poder Judiciário estadual. O Presidente do Tribunal de Justiça da Paraíba (TJPB), Desembargador Saulo Henriques de Sá e Benevides, oficializou a elevação da unidade judiciária, e, a partir desse momento, o TJPB passa a contar com oito comarcas de entrância final no Estado. A solenidade foi realizada na sede da Ordem dos Advogados do Brasil, Subseção de Guarabira, em decorrência das obras de reforma no prédio do Fórum Dr. Augusto de Almeida.

CONFIRA! Veja todas as fotos da solenidade

A Comarca de Guarabira foi alçada à 3ª Entrância através da Lei Complementar nº 176/2022, publicada na edição do Diário Oficial do dia 15 de junho. A unidade possui cinco Varas Mistas, três Juizados Auxiliares Mistos da 6ª Circunscrição e um Juizado Especial Misto, e atende ainda aos municípios de Araçagi, Cuitegi, Pilões, Pilõezinhos e Pirpirituba.

O Desembargador Saulo Benevides já havia oficializado, anteriormente, a elevação das unidades judiciais de Patos, no mês de abril, e Sousa, na última sexta-feira (8). Com mais essa elevação, o TJPB viabiliza uma melhor prestação de serviço do Judiciário para a Região do Brejo, permitindo, assim, uma maior agilidade nos processos, além de promover uma maior fixação de juízes na região.

O Presidente do Tribunal de Justiça enfatizou que a elevação da Comarca de Guarabira, assim como as de Patos e Sousa, faz parte de um projeto de gestão que objetiva interiorizar as ações do Poder Judiciário estadual. “O objetivo é dinamizar dentro desse projeto de gestão, a prestação jurisdicional, ou seja, agilizar o andamento e os julgamentos dos processos, porque é isso que o povo e a comunidade sempre cobra do Judiciário, evitando a morosidade processual”, falou. 

Saulo Benevides ressaltou, ainda, que o Fórum Dr. Augusto de Almeida e o Depósito Público, estão passando por reformas estruturais, em virtude da grande demanda de processos oriundos das unidades desinstaladas de Pilões, Araçagi e Pirpirituba. “Essas reformas vão melhorar as condições de trabalho dos servidores e magistrados”, afirmou.

A diretora do Fórum de Guarabira, juíza Higia Antônia Porto Barreto, ressaltou, na ocasião, que o momento é de reconhecimento da Comarca de Guarabira como uma das grandes unidades judiciárias do Estado, devido à movimentação processual e toda sua estrutura. “Com as agregações das Comarcas de Pilões, Pirpirituba e Araçagi, a movimentação aumentou ainda mais, o que permitiu que Guarabira preenchesse todos os requisitos para essa conquista”, disse a magistrada.

O prefeito de Guarabira, Marcus Diogo, parabenizou o Desembargador Saulo Benevides pela elevação, além disso, destacou que o momento é um misto de alegria e de responsabilidade, bem como a iniciativa é um fator determinante não só para Guarabira, mas também para todo o brejo paraibano. Neste mesmo sentido, o secretário chefe do Estado, Roberto Paulino, que representou na solenidade o governador João Azevêdo, agradeceu o Desembargador Saulo Benevides e os demais membros da Corte do TJ, pela elevação da comarca. “É uma conquista muito forte”, disse Paulino.

Além de ressaltar a harmonia entre os poderes no desenvolvimento da Paraíba, o presidente da Assembleia Legislativa do Estado, deputado Adriano Galdino, destacou o entusiasmo dos advogados, dos juízes, promotores e dos serventuários da Justiça, numa obra administrativa que é tão importante para a população paraibana. “Temos de agradecer e parabenizar todos que fazem o Poder Judiciário estadual, especialmente na pessoa do Desembargador Saulo Benevides”,  falou o deputado-presidente.

O presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Subseção de Guarabira, José Alberto Evaristo, afirmou que essa conquista é de grande importância tanto para o jurisdicionado, quanto para a advocacia, magistratura e o Ministério Público, evitando, assim, que o juiz precise se preocupar com a promoção para outra comarca de entrância final do Estado.

Também presente ao evento, o Corregedor-Geral de Justiça, Desembargador Frederico Coutinho, afirmou que a Comarca de Guarabira entra no roll juntamente com as outras unidades judiciais de 3ª Entrância do Estado. “Isso representa o resgate da história do Poder Judiciário Paraibano”, frisou o Corregedor. Já a promotora de Justiça Edivane Saraiva de Souza agradeceu ao presidente do TJ pela conquista e afirmou que Guarabira já precisava ser efetivamente elevada. “É sempre positiva a elevação para qualquer comarca”, enfatizou.

Ainda participaram da solenidade, a Vice-Presidente do TJ, Desembargadora Maria das Graças de Morais Guedes, os Desembargadores Romero Marcelo da Fonseca Oliveira, José Ricardo Porto e Carlos Martins Beltrão Filho, os deputados  estaduais Raniery Paulino e Camila Toscano, o prefeito de Campina Grande, Bruno Cunha Lima, o desembargador federal Rogério Fialho, o presidente da Anoreg-PB, tabelião Germano Toscano, e o presidente da Câmara de Vereadores de Guarabira, Wilson de Oliveira Gomes Filho.

Também presente ao evento, magistrados, promotores de Justiça, políticos, servidores da Justiça e demais autoridades.

Das Ascom/TJPB
Publicada por F@F em 15.07.2022

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.