PM de Pilõezinhos realiza campanha de combate ao câncer de próstata
O Dia “D” Novembro Azul contou com consultas clínicas e uma palestra realizada pelo urologista Helton Veloso
Prefeito e vice participam de solenidade (Foto: Ascom) |
Novembro Azul é uma campanha criada em 2014 pelo Instituto Lado a Lado pela Vida com objetivo de conscientizar e sensibilizar os homens, e a sociedade em geral, acerca da importância da prevenção e diagnóstico precoce do câncer de próstata, assim como o cuidado com outras doenças como o câncer de testículo, depressão masculina, dentre outras. A campanha também busca promover a quebra do preconceito com o exame de toque.
O câncer de próstata é o câncer que mais acomete pessoas do sexo masculino, e o segundo que mais mata, portanto, sua prevenção e diagnóstico precoce são imprescindíveis para salvar a vida de homens. Diante disso, a Secretaria de Saúde de Pilõezinhos promoveu o evento Dia “D” Novembro Azul, que teve suas atividades desenvolvidas na manhã da última segunda-feira, em frente à UBS Clóvis Bezerra, direcionada aos homens do município, sobretudo aos com idade superior a 40 anos, faixa etária em que o risco de aparecimento da doença se eleva.
O Dia “D” Novembro Azul contou com consultas clínicas e uma palestra realizada pelo urologista Helton Veloso, que explicou sobre os riscos da doença, importância do exame de toque para diagnóstico precoce, formas de tratamento e tirou dúvidas. Foi também divulgado pela Secretaria de Saúde o quantitativo de exames realizados por meio da pasta, junto à Prefeitura de Pilõezinhos, sendo um total de 227 exames de PSA (Antígeno Prostático Específico), o qual serve para diagnóstico do câncer de próstata.
Estiveram presentes durante o Dia “D” o Prefeito Marcelo Matias, seu vice, Beto Barbosa, a secretária de saúde Edneide Monteiro e demais componentes que formam a equipe de saúde, o coordenador de comunicação Johnatas Queiroz, bem como o comparecimento de mais de 50 homens do município, que puderam desfrutar de um momento dedicado especialmente a eles e ao cuidado de sua saúde.
Da Ascom/PMP
Deixe seu comentário