Pirpirituba está na lista de municípios prejudicados pelo Censo 2022
Depois da contagem da população feita pelo IBGE, o município de Pirpirituba teve o coeficiente populacional reduzido
Banner divulgado pela prefeitura (Foto: Ascom/PMP) |
Com esses dados muitos municípios paraibanos foram penalizados pela diminuição no coeficiente populacional. A redução atinge principalmente o Fundo de Participação dos Municípios (FPM), verba essa advinda do Governo Federal para custeios municipais.
Pirpirituba no Brejo Paraibano é um desses municípios que aparecem na lista com mais outros quinze que terão seus cofres prejudicados, são eles: Água Branca, Arara, Barra de Santa Rosa, Belém, Cacimba de Dentro, Cruz do Espirito Santo, Imaculada, Itabaiana, Juripiranga, Natuba, Sumé, Tacima, Nova Floresta e Bonito de Santa Fé.
A Federação das Associações de Municípios da Paraíba (Famup) conseguiu uma liminar junto à Justiça Federal que impede a redução nos repasses do Fundo de Participação dos Municípios (FPM) de cidades paraibanas.
A ação foi impetrada pela Famup contra a União e a Fundação Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) por conta do resultado preliminar do Censo 2022 já repassado ao Tribunal de Contas da União (TCU) e que afetou diretamente as cidades que apresentaram um número populacional menor.
É importante ressaltar que as pessoas que não obtiveram a visita do agente do IBGE ou que por algum motivo omitiu dados que procure a Secretaria de Saúde no período manhã e tarde e possa atualizar o cadastro, contribuindo com o Município. Além disso nenhum beneficiário dos Programas Sociais como Auxilio Brasil ou outros que residam na mesma casa será prejudicado com o questionário do Censo.
Da Ascom-PMP
Deixe seu comentário