Header Ads

Contador mostra como evitar erros ao preencher a declaração do IR; veja vídeo

Johnatas Queiroz explica de forma objetiva as principais causas que levam o erro do contribuinte no preenchimento da sua declaração

Contador Johnatas Queiroz (Foto: Assessoria)
Guarabira (PB)
- O contador Johnatas Queiroz está divulgando dicas em suas redes sociais para explicar, com detalhes, os principais erros que o contribuinte não pode cometer quando for preencher sua declaração do imposto de renda (IR).

Segundo Queirzo, o envio da Declaração Anual de Imposto de Renda da Pessoa Física (DIRPF) é um dos principais compromissos financeiros dos brasileiros. Um erro no seu preenchimento pode resultar em consequências desagradáveis ao contribuinte, como cair na temida malha fina da Receita Federal.

O Contador Johnatas Queiroz explica de forma objetiva as principais causas que levam o erro do contribuinte no preenchimento da sua declaração. 

1. Erro de digitação

2. ⁠Omissão de vínculo

3. ⁠Omissão de rendimentos dos dependentes 

4. ⁠Informar o mesmo dependente em mais de uma declaração.

5. ⁠Informar despesas médicas que não são dedutíveis.

- Ex: nutricionista ou veterinário ou personal trainer.

- Ex:  gastos com remédios, vacinas (exceto se integrarem a conta do hospital)

- 6 Informar despesas com educação que não são dedutíveis

- O que pode ser deduzido? Infantil, fundamental, médio, superior, pós-graduação (mensalidade).

- O que não pode ser deduzido? Gastos com livros, aulas particulares, cursos para concursos, inglês, transporte escolar, materiais e outros.

- Limite para dedução: R$ 3.561,50.

- ⁠7 Não preencher o carnê leão. 

- Lembre-se que a prestação de informações é um dos compromissos do contribuinte. Através dos documentos de identificação e o cruzamento de dados, a Receita Federal verifica a idoneidade da variação patrimonial com cada vez mais precisão.

Johnatas lembra: "quer saber mais sobre Imposto de Renda? Continue nos acompanhando e tenha acesso a conteúdos exclusivos".

Veja vídeo com as dicas

Da Assessoria com Fato a Fato
Em 28 de março de 2024
Tecnologia do Blogger.