Header Ads

Léa participa de sessão especial na CM de GBA sobre fibromialgia

Em 2019 foi aprovada a Lei nº 1.746, de autoria do então vereador Renato Toscano, que instituiu o Dia Municipal da Fibromialgia no Município de Guarabira

Ex-deputada Léa Toscano (Foto: Reprodução)
Guarabira (PB) - Ex-prefeita de Guarabira-PB, Léa Toscano participou de sessão especial, nesta quarta-feira (29), na Câmara Municipal de Guarabira, proposta pela vereadora Isaura Barbosa (União Brasil), onde se discutiu sobre a fibromialgia e sua consequências para as pessoas que convivem com a doença.

“Participei de uma sessão na Câmara Municipal de Guarabira com o Instituto @fibromialgiaguarabiraa para discutir a importância de apoiar pessoas com Fibromialgia. Estou à disposição para ajudar no que for necessário, buscando promover mais conscientização e políticas públicas eficazes. Vamos juntos fazer a diferença na vida dessas pessoas que precisam de nosso apoio”, destacou Léa.

A vereadora Isaura, que integra o Instituto Fibromialgia Guarabira, é paciente da doença e já relatou da tribuna o sofrimento com dores quase insuportáveis e tem sido uma defensora das pessoas que sofrem com a doença e procura encaminhar pacientes para o diagnóstico, através de especialistas.

Em 2019 foi aprovada a Lei nº 1.746, de autoria do então vereador Renato Toscano, que instituiu o Dia Municipal da Fibromialgia no Município de Guarabira, passando a ser comemorado anualmente no dia 12 de maio. A legislação em vigor garante ainda atendimento prioritário às pessoas com fibromialgia, inclusive em filas de banco.

A fibromialgia é uma síndrome de sensibilização central da dor que causa redução do limiar e aumento da percepção da dor cursando com múltiplos pontos dolorosos por todo o corpo. Costuma ser acompanhada por fadiga e alterações no sono, na memória e no humor. Dor muscular generalizada e sensibilidade são os sintomas mais comuns. Medicamentos, psicoterapia e redução do estresse podem ajudar no controle dos sintomas.

Quais são os 18 pontos de dor da fibromialgia

O Colégio Americano de Reumatologia criou o conceito dos 18 pontos de dor da fibromialgia, servindo como um guia para entender mais sobre o local da dor, confira:

Mandíbula Direita

Mandíbula Esquerda

Cervical

Dorso

Ombro Direita

Ombro Esquerda

Braço Direita

Braço Esquerda

Antebraço Direita

Antebraço Esquerda

Abdome

Lombar

Quadril Direita

Quadril Esquerda

Perna Direita;

Perna Esquerda

Coxa Direita

Coxa Esquerda

Do Portal 25 Horas
Em 30 de maio de 2024
Tecnologia do Blogger.