Paraíba fica fora do ranking das 20 cidades mais violentas do Brasil
A Paraíba, que nos últimos anos tem figurado entre os estados com redução consistente de crimes violentos letais intenciona
![]() |
Paraíba reduz índices de violência (Foto: Divulgação/PMPB) |
O ranking considera as taxas de mortes violentas intencionais (como homicídios dolosos, latrocínios, lesões corporais seguidas de morte e mortes por intervenção policial) por 100 mil habitantes em municípios com mais de 100 mil moradores. Das 20 cidades que lideram o índice de violência, 16 estão localizadas na região Nordeste — a maioria concentrada na Bahia e no Ceará — mas nenhuma delas é paraibana.
Entre os municípios com maior índice de violência estão Maranguape (CE), Jequié (BA), Juazeiro (BA), Camaçari (BA) e Cabo de Santo Agostinho (PE). A ausência de cidades paraibanas no topo da lista é reflexo, segundo especialistas, de políticas públicas mais efetivas em algumas áreas, como investimentos em segurança, prevenção social e integração das forças policiais.
Além das cidades, o levantamento também ranqueou os estados brasileiros. O Amapá lidera como o estado mais violento em 2024, seguido por Bahia e Ceará. São Paulo registrou a menor taxa do país.
A Paraíba, que nos últimos anos tem figurado entre os estados com redução consistente de crimes violentos letais intencionais, reforça com esse dado a tendência de avanço na segurança pública e prevenção da criminalidade.
Fonte: PB Agora
Deixe seu comentário