Header Ads

PMJP assegura suporte à Romaria da Penha com ações integradas

A equipe de trabalho conta com o empenho de 18 profissionais, entre médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, condutores socorristas e coordenação

Evento religioso ocorre no sábado, 29 (Foto: Arquivo/Secom-JP)
João Pessoa (PB) - Cerca de 600 mil fiéis são esperados pela Arquidiocese da Paraíba na 262ª edição da Romaria da Penha, que ocorre neste sábado (29). A partir das 22h, o cortejo com imagens da Santa sai da Paróquia de Nossa Senhora de Lourdes, na Avenida João Machado, com destino ao Santuário de Nossa Senhora da Penha. São 14 quilômetros de fé e muita devoção. A Prefeitura de João Pessoa, por meio de diversas secretarias e órgãos, disponibiliza inúmeros serviços aos romeiros, como assistência em saúde, segurança, infraestrutura, organização do trânsito e acesso ao transporte público.

O apoio da Prefeitura à Romaria da Penha começou nos dias que antecedem a tradicional procissão. A Unidade Executora de Manutenção da Secretaria de Infraestrutura (Seinfra) realizou serviços em todo o percurso da Romaria da Penha, com ações na rede de drenagem, iluminação pública e com a operação tapa-buraco.

Já a Autarquia Especial Municipal de Limpeza Urbana (Emlur) reforçou os serviços de conservação - roçagem e capinação - nos principais corredores que integram o trajeto, seguindo da área central da cidade até a Praia da Penha. Entre as principais vias que receberam os serviços estão as Avenidas Dom Pedro II, Via Expressa Padre Zé, Hilton Souto Maior e rodovia PB-008. No dia da Romaria, a operação de limpeza vai contar com cerca de 280 agentes nas ações de varrição e coleta de resíduos, com apoio de caminhões e varredeira mecanizada.

A Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedurb) fez a poda das árvores no percurso da Romaria da Penha e o cadastro dos ambulantes que vão trabalhar no evento. Neste sábado (29), agentes da Sedurb estarão fiscalizando o comércio informal e garantindo o ordenamento urbano.

Dia do evento - As ações de intervenção da Prefeitura para o dia do evento religioso começam com um plano especial de trânsito e transporte público.

Segurança - A Guarda Civil Metropolitana vai reforçar a segurança durante a Romaria da Penha, juntamente com as demais forças de segurança, em uma operação integrada, preventiva e moderna. Aproximadamente 80 guardas atuarão no evento com patrulhamento a pé, motopatrulhamento e apoio em viaturas - serão 15 veículos à disposição para as rondas de policiamento preventivo.

O trabalho terá monitoramento tecnológico com o ônibus de videomonitoramento, que servirá como base móvel para observação, junto com a equipe de policiamento aéreo através de drones.

Saúde - A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) mobilizou 13 veículos para atender os participantes da peregrinação em pontos fixos e acompanhando todo o percurso de 14 quilômetros. Estão disponíveis quatro ambulâncias, sendo três unidades de suporte básico (USB) e uma unidade de suporte avançado de vida (USV), oito motolâncias e um veículo de intervenção rápida com a coordenação da operação.

A equipe de trabalho conta com o empenho de 18 profissionais, entre médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, condutores socorristas e coordenação. Durante o evento religioso, o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) seguirá operando em sua capacidade habitual. Além disso, a unidade de saúde da família da Penha estará aberta durante toda a Romaria, com um médico, dois enfermeiros e três técnicos.

Fonte: Secom/PMJP

Em 27 de novembro de 2025

Tecnologia do Blogger.