PMJP assegura suporte à Romaria da Penha com ações integradas
A equipe de trabalho conta com o empenho de 18 profissionais, entre médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, condutores socorristas e coordenação
![]() |
| Evento religioso ocorre no sábado, 29 (Foto: Arquivo/Secom-JP) |
O apoio da Prefeitura à Romaria da Penha começou nos dias que antecedem a tradicional procissão. A Unidade Executora de Manutenção da Secretaria de Infraestrutura (Seinfra) realizou serviços em todo o percurso da Romaria da Penha, com ações na rede de drenagem, iluminação pública e com a operação tapa-buraco.
Já a Autarquia Especial Municipal de Limpeza Urbana (Emlur) reforçou os serviços de conservação - roçagem e capinação - nos principais corredores que integram o trajeto, seguindo da área central da cidade até a Praia da Penha. Entre as principais vias que receberam os serviços estão as Avenidas Dom Pedro II, Via Expressa Padre Zé, Hilton Souto Maior e rodovia PB-008. No dia da Romaria, a operação de limpeza vai contar com cerca de 280 agentes nas ações de varrição e coleta de resíduos, com apoio de caminhões e varredeira mecanizada.
A Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedurb) fez a poda das árvores no percurso da Romaria da Penha e o cadastro dos ambulantes que vão trabalhar no evento. Neste sábado (29), agentes da Sedurb estarão fiscalizando o comércio informal e garantindo o ordenamento urbano.
Dia do evento - As ações de intervenção da Prefeitura para o dia do evento religioso começam com um plano especial de trânsito e transporte público.
Segurança - A Guarda Civil Metropolitana vai reforçar a segurança durante a Romaria da Penha, juntamente com as demais forças de segurança, em uma operação integrada, preventiva e moderna. Aproximadamente 80 guardas atuarão no evento com patrulhamento a pé, motopatrulhamento e apoio em viaturas - serão 15 veículos à disposição para as rondas de policiamento preventivo.
O trabalho terá monitoramento tecnológico com o ônibus de videomonitoramento, que servirá como base móvel para observação, junto com a equipe de policiamento aéreo através de drones.
Saúde - A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) mobilizou 13 veículos para atender os participantes da peregrinação em pontos fixos e acompanhando todo o percurso de 14 quilômetros. Estão disponíveis quatro ambulâncias, sendo três unidades de suporte básico (USB) e uma unidade de suporte avançado de vida (USV), oito motolâncias e um veículo de intervenção rápida com a coordenação da operação.
A equipe de trabalho conta com o empenho de 18 profissionais, entre médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, condutores socorristas e coordenação. Durante o evento religioso, o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) seguirá operando em sua capacidade habitual. Além disso, a unidade de saúde da família da Penha estará aberta durante toda a Romaria, com um médico, dois enfermeiros e três técnicos.
Fonte: Secom/PMJP
Em 27 de novembro de 2025

Deixe seu comentário