Lucas leva benefício do Governo da PB para Sapé e Mamanguape
O presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta, também participou das solenidades
![]() |
| Vice-governador Lucas Ribeiro (Foto: Mariana Marinho) |
A ação integra uma estratégia nacional voltada à ampliação do acesso da população feminina aos serviços de média complexidade, com foco na prevenção, no diagnóstico precoce e no cuidado integral à saúde da mulher. Na Paraíba, a iniciativa se soma aos investimentos do Governo do Estado, como a implantação dos Hospitais da Mulher de João Pessoa, Campina Grande e Sousa, fortalecendo a rede de atenção à saúde feminina.
“Essa ação mostra a força da parceria entre o Governo Federal, o Governo da Paraíba e os municípios. Quando os entes trabalham juntos, conseguimos ampliar o acesso aos serviços especializados, reduzir filas e garantir mais dignidade no cuidado com a saúde das mulheres. Na Paraíba, entregamos o Hospital da Mulher de João Pessoa, temos em Campina Grande uma unidade que já se aproxima da metade da execução e iniciamos neste mês as obras da unidade do Sertão, em Sousa. Esses hospitais se somam aos investimentos que o Estado já vem fazendo, fortalecendo ainda mais o SUS e demonstrando nosso compromisso”, destacou Lucas Ribeiro.
Em Sapé e Mamanguape, o programa disponibiliza, em cada município, uma Unidade Móvel de Prevenção e Cuidado da Saúde da Mulher totalmente equipada para atendimentos especializados. Os veículos contam com consultório ginecológico completo, sala de acolhimento, sala de pequenos procedimentos e Central de Material Esterilizado, além de equipamentos como ultrassom diagnóstico, mamógrafo, colposcópio e aparelhos para biópsias e cauterização.
“O programa Agora Tem Especialistas é uma prioridade do presidente Lula e do ministro Alexandre Padilha para garantir acesso ao atendimento especializado, exames e diagnóstico no tempo certo. As unidades móveis complementam o trabalho de estados e municípios, ajudam a reduzir filas e são resultado do investimento federal em parceria com o Governo da Paraíba e as prefeituras, fortalecendo o SUS e o cuidado com a saúde das mulheres”, afirmou o secretário de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde do Ministério da Saúde, Felipe Proenço.
A iniciativa utiliza carretas de saúde adaptadas como unidades itinerantes, permitindo a oferta de atendimentos de forma organizada, segura e resolutiva, especialmente em regiões que enfrentam maior demanda reprimida por exames e consultas especializadas.
O presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta, também participou das solenidades. “No Parlamento, aprovamos as medidas necessárias para que iniciativas como essa saiam do papel e cheguem à ponta, garantindo mais exames, prevenção e cuidado para quem mais precisa”, destacou Hugo Motta.
Também estiveram presentes os prefeitos de Patos, Nabor Wanderley; de Sapé, Major Sidney; de Mamanguape, Joaquim Fernandes; o deputado federal Luiz Couto; e a deputada estadual Daniela do Valle, além de secretários, vereadores e outras lideranças políticas da região.
Fonte: Secom/Paraíba

Deixe seu comentário