Bispos católicos divulgam carta com alerta sobre candidatura de Flávio Bolsonaro
Sem citar Flávio Bolsonaro, 64 bispos católicos divulgaram carta sobre 2º turno e criticam 'políticas de devastação que caracterizaram o Governo de seu pai'
![]() |
| Mais de 60 bispos assinaram a carta (Foto: Reprodução/CPT Nacional) |
Veja matéria e carta completa AQUI
"O cenário é muito grave, pois uma das candidaturas ameaça frontalmente diversos pontos centrais da DSI [Doutrina Social da Igreja], a existência da democracia, a soberania nacional e a prática do bem comum", afirma um trecho.
Intitulada "Carta de Bispos Católicos ao Povo de Deus diante do Segundo Turno das Eleições Presidenciais de 2026", a manifestação reúne nomes de 47 bispos, arcebispos e bispos eméritos de diferentes dioceses e arquidioceses brasileiras.
Segundo dados divulgados pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) em outubro de 2026, o país tem 498 bispos, dos quais 325 estão em atividade e 173 são eméritos. Os 64 religiosos listados na carta representam cerca de 12,9% do episcopado brasileiro, considerando também os eméritos.
O texto não menciona nominalmente o presidente Lula (PT) nem o senador Flávio Bolsonaro (PL), que disputam o segundo turno.
No entanto, faz referências ao governo do pai de um dos candidatos. Ao abordar o acesso a armas, por exemplo, os religiosos afirmam que "um dos candidatos promete liberar o acesso amplo às armas, como fez o seu pai em seu Governo".
Fonte: g1

Deixe seu comentário