MinC promove, em Pombal-PB, oficina gratuita sobre Prêmio Culturas Populares
O Prêmio Culturas Populares Leandro Gomes de Barros vai premiar 500 iniciativas que fortaleçam as expressões culturais populares
![]() |
Evento acontece na cidade de Pombal-PB (Foto: Da Net) |
O Ministério da Cultura (MinC), por meio da Secretaria da Cidadania e da Diversidade Cultural (SCDC), promove, desde a terça-feira (20), oficinas gratuitas e abertas ao público em várias regiões do País para orientar sobre o processo de inscrições para o Prêmio Culturas Populares Leandro Gomes de Barros. O edital, lançado neste mês, vai premiar, com R$ 10 mil, 500 iniciativas culturais que valorizam a cultura popular brasileira.
Inicialmente as oficinas ocorrerão entre 14h e 18h nas Representações Regionais do Ministério da Cultura, ou em locais organizados pelas regionais A primeira delas aqui no Nordeste foi realizada em 21 de junho em Salvador (BA). Também serão realizados encontros em Olinda (PE), Carpina (PE), Ilha de Itamaracá (PE), João Pessoa (PB), Pombal (PB) e em Nata (RN).
A Representação Regional Nordeste do Ministério da Cultura, que está organizando as oficinas na região, informa que para participar, basta o interessado se inscrever neste link. As vagas são limitadas por ordem de inscrição. Caso haja grande demanda, turmas pela manhã devem ser abertas. As turmas serão ministradas pelo coordenador-geral de mobilização da SCDC, Jorge Adolfo Freire e Silva.
O Prêmio
O Prêmio Culturas Populares Leandro Gomes de Barros vai premiar 500 iniciativas que fortaleçam as expressões culturais populares brasileiras, retomando práticas populares em processo de esquecimento e que difundam as expressões populares para além dos limites de suas comunidades de origem.
Exemplos dessas iniciativas são o Cordel, a Quadrinha, o Maracatu, o Jongo, o Cortejo de Afoxé, o Bumba-Meu-Boi e o Boi de Mamão, entre outros. Só não estão incluídas Culturas Indígenas, Culturas Ciganas, Hip Hop e Capoeira, por já serem objeto de editais específicos lançados pelo MinC.
Das 500 premiações, 200 serão destinadas a pessoas físicas, outras 200 a coletivos culturais sem constituição jurídica, 80 a pessoas jurídicas sem fins lucrativos e com natureza ou finalidade cultural e 20 a herdeiros de mestres já falecidos (In Memorian), em homenagem à dedicação do trabalho voltado aos saberes e fazeres populares e às expressões culturais, com reconhecimento da comunidade onde viveram e atuaram.
Inscrições para o edital
Cada candidato poderá apresentar apenas uma iniciativa para a seleção. As inscrições, abertas até 28 de julho, poderão ser feitas pela internet ou por via postal. Em caso de inscrição on-line, a documentação prevista no edital deverá ser preenchida, assinada e anexada ao Sistema de Acompanhamento às Leis de Incentivo à Cultura – SalicWeb.
Caso o candidato prefira realizar a inscrição por via postal, ela deverá ser enviada com aviso de recebimento obrigatório (AR) simples ou entrega rápida para o endereço especificado no edital.
Calendário de Oficinas
4 DE JULHO (POMBAL / PB) – 14 ÀS 18HS
Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Arruda Câmara
Rod. Gov. Antonio Mariz (BR 230), S/N – Jardim Rogério, Pombal (PB)
1 de julho (Olinda / PE) – 08 às 12hs
Prefeitura Municipal de Olinda (Salão Nobre)
Rua de São Bento, 160, Olinda (PE)
2 de julho (Carpina / PE) – 09 às 13hs
Prefeitura Municipal de Carpina (Auditório)
Praça São José, 95, Carpina (PE)
3 de julho (Ilha de Itamaracá / PE) – 08 às 12hs
Secretaria de Educação (Auditório)
Av. Padre Tenório, 192, Ilha de Itamaracá (PE)
3 de julho (João Pessoa / PB) – 14:30 às 18:30hs
Funesc – Fundação Espaço Cultural (Rampa 3 – Auditório 1)
R. Abdias Gomes de Almeida, 800, João Pessoa (PB)
5 de julho (Natal / RN) – 08 às 12hs
Teatro de Cultura Popular
R. Judiaí, 641, Natal (RN)
Da Assessoria de Imprensa
Deixe seu comentário