Header Ads

Chove forte no Sertão e Inmet emite alerta para 19 cidades

De acordo com dados divulgados pela Aesa, dos dez maiores índices pluviométricos registrados no ano, oito foram em cidades do Sertão e Alto Sertão

Chuvas e relâmpagos no Sertão (Foto: Portal Correio)
O ano de 2019 chegou com boa perspectiva de chuva para o estado, principalmente em alguns municípios do Sertão paraibano. De acordo com dados divulgados pela Agência Executiva de Gestão das Águas da Paraíba (Aesa), dos dez maiores índices pluviométricos registrados no ano, oito foram em cidades do Sertão e Alto Sertão. Nesta quarta-feira (9), o Instituto Nacional de Meteorologia divulgou comunicado alertando para a incidência de fortes chuvas em cidades do Sertão paraibano.

A cidade de Santa Cruz lidera o ranking, com 82 milímetros de chuva nos oito primeiros dias de 2019. Até o fechamento desta matéria, a Aesa não havia divulgado a medição referente a esta quarta-feira (9).

Outra cidade sertaneja – Triunfo – aparece com o 2º maior segundo maior volume de chuvas no ano. Segundo a Aesa, no município choveu quase 73 milímetros em 2019.

Jericó, também no Sertão, é a dona do terceiro maior volume de chuvas, com 71,5 milímetros, seguido de Serra da Raiz, no Brejo, com 67 milímetros, e Patos, no Sertão, com 52,7 milímetros.

Por conta das fortes chuvas, cerca de 35 mil moradores ficaram sem energia elétrica na cidade de Patos na última sexta-feira (4).

Árvores derrubadas e ruas alagadas

Pelo menos cinco árvores caíram nesse dia,  na cidade. De acordo com o secretário de Serviços Públicos Marcelo Moreira, as árvores caíram nos bairros do Centro e Brasília. Ele afirmou ainda que, apesar do susto, não houve feridos.

Alerta em 19 cidades do Sertão

Nesta quarta-feira (9), o Instituto Nacional de Meteorologia divulgou alerta informando sobre a incidência de chuvas em 19 municípios do Sertão. De acordo com o aviso, a previsão é que haja um aumento nas precipitações até a madrugada desta sexta-feira (11), nas cidades de Bernardino Batista, Bom Jesus, Bonito De Santa Fé, Cachoeira Dos Índios, Cajazeiras, Conceição, Joca Claudino, Monte Horebe, Nazarezinho, Poço Dantas, Poço De José De Moura, Santa Helena, Santa Inês, Sousa, São José De Piranhas, São João Do Rio Do Peixe, Triunfo, Uiraúna e Vieirópolis.

Segundo o comunicado, há baixo risco de alagamentos e pequenos deslizamentos nessas regiões.

Do Portal Correio
Em 9.1.19, às 12h18
Tecnologia do Blogger.