Header Ads

Projeto utiliza grafite para falar sobre consumo consciente de água

30 professores de arte da rede municipal de ensino participarão de uma formação

Projeto ensina como consumir água (Foto: Imagem ilustrativa/USP Images)
Aproximadamente 70% da superfície do nosso planeta são ocupados por água.  Porém, dos 70%, apenas 2,5% são constituídos por água doce (que é tratado e destinada ao nosso consumo), o restante é água salgada, segundo a Secretaria de Recursos Hídricos do Ministério do Meio Ambiente. Para conscientizar a população sobre a utilização responsável do recurso natural, surgiu o projeto Caminhos da Água, que utiliza a arte do grafite para dialogar com crianças e adolescentes sobre o tema.

Nesta sexta-feira (31), 30 professores de arte da rede municipal de ensino participarão de uma formação e, em seguida, realizarão atividades incentivando os alunos a produzir desenhos sobre o tema. Os desenhos serão enviados para São Paulo, onde uma comissão escolherá dois desenhos de cada escola. Os desenhos selecionados serão grafitados no muro das escolas.

Iniciativa
A chefe do Departamento de Projetos (DPE) da Secretaria de Educação de João Pessoa, Aryanne Rodrigues, explica que o projeto é fruto de uma parceria entre a Prefeitura Municipal de João Pessoa e a empresa Duratex, e que proporciona uma reflexão importante nas escolas sobre o meio ambiente utilizando a arte como instrumento. “Os professores orientarão os alunos a produzirem desenhos que tenham a ver também com a realidade deles, aproximando o tema da vida de cada um”, detalha.

Os grafites nos muros serão produzidos pelos próprios alunos com a monitoria de um grafiteiro e as ilustrações e obras grafitadas nos muros serão reunidas em um livro que será distribuído nas escolas participantes. Todo o material utilizado, como tintas, pincéis e equipamentos serão fornecidos pelo projeto Caminhos da Água.

Do Portal Correio
Publicada por F@F em 31.05.19, às 02h59
Tecnologia do Blogger.