Header Ads

Ataque talibã contra sede policial deixa mais de 30 mortos no Afeganistão

Incidente acontece após uma missão multinacional dirigida pela Otan ter matado pelo menos 45 insurgentes, entre eles nove comandantes

Talibãs atacaram no Afeganistão (Foto: Da Net)
Pelo menos oito funcionários do escritório da Comissão Eleitoral Independente (IEC) do Afeganistão e 25 talibãs morreram em um ataque com explosivos e armas a um complexo policial na província de Kandahar, no sul do país, segundo informaram neste domingo (30) fontes oficiais.

O ataque aconteceu durante a madrugada em um distrito da cidade de Kandahar, quando os insurgentes carregados com explosivos atacaram um complexo policial próximo à sede local da IEC, afirmou em comunicado o Ministério do Interior afegão.

"Os talibãs atacaram o distrito de Maroof de Kandahar com quatro veículos com explosivos, a altas horas da noite de sábado (29). Eles deram início a um enfrentamento com as forças de segurança", detalhou a nota.

De acordo com o comunicado, durante os enfrentamentos morreram 25 talibãs.

"Infelizmente, oito de nossos trabalhadores morreram durante o ataque", declarou à Efe o porta-voz da CEI, Abdul Aziz Ibrahimi.

As autoridades não informaram sobre o número de baixas causadas dentro do corpo de segurança. Atualmente, esse distrito está sob o controle das forças de segurança afegãs.

Talibã confirma ataque

O porta-voz talibã, Zabihullah Mujahid, confirmou a participação do grupo insurgente no ataque ao distrito que, segundo disse, se iniciou com a detonação de um veículo com explosivos, seguido por um ataque armado.

Segundo afirmou esse porta-voz em uma rede social, 57 pessoas, entre elas um comandante policial e seu assistente, morreram, e outras 11 foram capturadas.

Operação da ONU e forças pró-governo haviam matado 45 insurgentes
O ataque dos talibãs nessa região coincidiu com uma operação da Apoio Decidido, a missão multinacional dirigida pela Otan, na província de Balkh, na qual as forças pró-governo abateram pelo menos 45 insurgentes, entre eles nove comandantes.

Os ataques das forças afegãs e dos talibãs, que somam quase uma centena de mortos, acontecem no momento em que é realizada a sétima rodada de reuniões no Catar entre uma delegação dos talibãs e representantes dos Estados Unidos para abordar as negociações de paz no Afeganistão.

Ambas partes buscam uma saída a quase duas décadas de conflito armado na nação asiática, embora até agora os talibãs tenham se negado a se sentar na mesma mesa com o governo afegão.

Do G1
Publicada por F@F em 30.06.19, às 20h15
Tecnologia do Blogger.