Header Ads

Liberação do FGTS ativo deve injetar 30 bilhões na economia; Veja quem tem direito

O anúncio foi feito pelo ministro da Economia, Paulo Guedes

FGTS poderá ser sacado (Foto: Da Net)
Anunciada pelo ministro da Economia, Paulo Guedes, como uma forma de reativar o consumo após a aprovação da reforma da Previdência, a operação para liberar recursos de contas inativas do FGTS já começou a ser desenhada pela Caixa.

De acordo com a coluna Painel, da Folha, a estimativa otimista indica que os saques podem alcançar até R$ 30 bilhões em prazo relativamente curto: três meses. Se o calendário político se confirmar, e as novas regras de aposentadoria forem aprovadas em setembro, o dinheiro extra estaria na praça até o Natal.

Ainda segundo a coluna, integrantes da equipe econômica afirmam que, de acordo com a experiência adquirida no governo Michel Temer, a execução dos pagamentos pode ser efetivada rapidamente. A partir da ordem de Guedes, seria possível viabilizar em questão de semanas a liberação do dinheiro para os primeiros cotistas do fundo.

O plano atual prevê repetir a fórmula adotada em 2017 –com desembolsos feitos em etapas. Nomes que integraram a gestão Temer dizem que, para conseguir liberar R$ 30 bilhões, o governo terá que “raspar o tacho” do saldo do FGTS de trabalhadores que saíram do emprego a partir de 2016 e ainda avançar sobre as contas ativas. O montante almejado representa quase 0,5% do PIB.

Como consultar Extrato de FGTS 

Existem duas possibilidades de consultar se você possui FGTS. A primeira, é indo em uma agência da Caixa já munido com os documentos referenciados acima.
A segunda opção é entrar no site da Caixa e criar uma senha para internet, Assim, você pode fazer a consulta diretamente no site.

Quando posso sacar o saldo do FGTS?

Por fim, vamos supor que você preencha todos os requisitos e faz aniversário em setembro. Já poderá sacar seu saldo do FGTS Inativo (se houver), a partir do dia 01 de setembro de 2019.

Do Correio Braziliense
Publicada por F@F em 07.06.19, às 01h34
Tecnologia do Blogger.