Header Ads

São Pedro em Caiçara vai homenagear Jackson do Pandeiro

Evento também será marcado pelo lançamento do livreto com fotos dos 100 anos do "Rei do Ritmo"

Banner de divulgação do São Pedro e as homenagens à Jackson do Pandeiro em Caiçara (Foto: Jocelino Tomaz)
A 30ª edição do São Pedro de Caiçara se realizará nos próximos dias 28 e 29 e o tema será “São Pedro de Caiçara exalta Jackson do Pandeiro no seu Centenário”. No dia 28 haverá o lançamento de um livreto (10 páginas), de autoria de Jocelino Tomaz de Lima, fã e pesquisador da vida e da obra do “Rei do Ritmo”; exposição “Jackson com Atitude”, com itens relativos ao homenageado; 9º Concurso de Trios Pé-de-Serra, constando no regulamento que os trios deverão ter nos seus repertórios de uma a três músicas de Jackson; e as atrações da noite serão “Forró de Mala e Cuia” e “Os Filhos de Jackson”, trio de Alagoa Grande, terra natal do homenageado. No segundo dia da festa as atrações serão Forró de Cabo a Rabo, Henry Freitas e Brasas do Forró. Toda a decoração da festa estará voltada para a homenagem. O evento se dará na quadra de esportes “Everaldo Costa”, nas noites dos dois dias, a partir das 21h, e também contará com apresentação de quadrilhas.

Jocelino Tomaz (Foto: Arquivo Pessoal)
O lançamento do livreto “100 Fatos dos 100 Anos de Jackson do Pandeiro”, publicado com apoio das prefeituras de Caiçara e Logradouro, é mais uma ação do autor, junto com o Grupo Atitude, ONG que há 14 anos desenvolve voluntariamente projetos educacionais e culturais em Caiçara-PB. Nesse ano Jocelino dispôs de seu acervo e junto com o Grupo tem realizado palestras e exposições, que já se deram em Caiçara, Logradouro, Passa e Fica (RN), João Pessoa, e tem convites para Guarabira, Solânea, Dona Inês e Borborema. O livreto foi fruto de uma pesquisa que elencou fatos relevantes da biografia de Jackson, destaques da sua discografia, curiosidades, fatos posteriores a sua morte (homenagens, monumentos, regravações, etc.) até chegarmos a esse “Ano Cultural Jackson do Pandeiro”, poderá ser adquirida por um valor simbólico (R$ 3,00) que será em sua maior parte convertido para os projetos do Grupo Atitude. O livreto também pode ser adquirido pelo nº 99175-6171.

A exposição “Jackson com Atitude” contêm cinco LPs, três discos de 78 RPM (inclusive a maior das relíquias, o 1º disco, de 1953, com “Sebastiana” e “Forró em Limoeiro”); 10 cordéis sobre Jackson, mais uma antologia de cordéis lançada recentemente; livros; revistas; plaquete; quatro filmes (dos nove que ele participou e que também são raros); materiais peculiares como a sua biografia apresentada como uma radionovela e em quadrinhos; além de CDs e jornais. 

Por Joceino Tomaz com Fato a Fato
Em 25.06.19, às 21h12
Tecnologia do Blogger.