Header Ads

Neide vota contra taxa de iluminação para os moradores da zona rural em Guarabira

Vereadora e ex-presidenta da Câmara Municipal disse que não poderia ficar contra o homem do campo

Vereadora Neide de Teotônio (Foto: Da Net)
A vereadora Josineide Nicolau (Neide de Teotônio-PPS) votou favorável a isenção da taxa de iluminação pública para a zona rural, beneficiando milhares de agricultores do município de Guarabira. A matéria, apresentada em plenário, é de autoria do vereador Marcelo Bandeira (PSB), atual presidente da Câmara Municipal.

A taxa de iluminação pública vinha sendo cobrada na “conta de luz” dos moradores da zona rural através de decreto “baixado” pela Prefeitura de Guarabira. A partir de reclamações dos agricultores, o vereador Marcelo Bandeira apresentou um Decreto Legislativo, tornando sem efeito a medida da administração municipal.

Quando o decreto foi para votação, isentando os moradores da zona rural da taxa de iluminação, a matéria ficou empatada. Foi aí que a vereadora Neide de Teotônio, ainda fazendo parte da bancada governista, decidiu ficar ao lado do homem do campo, votando favorável a derrubada da medida da Prefeitura de Guarabira.

O voto de Neide desempatou a votação, tornando lei o decreto de autoria de Marcelo Bandeira. “Como tenho origens na zona rural. Meu marido Antonio Teotônio nasceu e se criou no campo, assim como pai, não posso ficar contra os agricultores. Por isso voto pela isenção da taxa aos nossos agricultores”, disse a vereadora durante a votação da matéria.

A partir daí a Prefeitura de Guarabira e a Energisa teriam de retirar da “conta de luz” dos moradores da zona rural a chamada TIP (Taxa de Iluminação Pública). Porém, tanto a administração municipal quanto a concessionária de energia elétrica continuaram fazendo a cobrança.

Observando que a lei, aprovada pela maioria dos vereadores da Câmara Municipal, não estava sendo cumprida, Marcelo Bandeira acionou o Ministério Público e, por decisão judicial, a taxa de iluminação foi retirada, semana passada, da “conta de luz” dos moradores da zona rural em Guarabira.

Da Redação/Fato a Fato
Em 07.09.19, às 19h46
Tecnologia do Blogger.