Header Ads

OPINIÃO! Ikeda comenta 'rompimento' entre João Azevêdo e Ricardo Coutinho

RICARDO COUTINHO X JOÃO AZEVEDO: De que lado vocês estão? Guarabira quer saber

Ikeda, autor do artigo (Foto: Da Net)
Diferente de Ricardo Coutinho (PSB), o governador João Azevedo tem agido de forma republicana, sobretudo quando dialoga com a oposição. A relação entre Ricardo e João está desgastada. O ex-governador dividiu o partido, apelou e foi nomeado presidente do PSB-PB pela executiva nacional. João – que é o governador e tem tudo para fazer um governo melhor que o seu antecessor – tem recebido convites para mudar de legenda.

O PSB-PB ficou com Ricardo Coutinho, que já havia declarado o desejo de “revitalizar” o partido no estado. Com isso, João Azevedo certamente deixará a sigla e levará muita gente com ele. Alguém duvida? E talvez seja este o desejo de Ricardo.

O deputado federal Ruy Carneiro (PSDB) já deixou claro que tem interesse numa aproximação com o atual chefe do Executivo estadual. O vice-prefeito de João Pessoa Manoel Jr. também. E não parou por ai… Roberto Paulino fez um convite a João.

O ex-governador e vice-presidente do MDB na PB Roberto Paulino convidou o governador para fazer parte da legenda e não descartou uma aliança com João, nas eleições de 2020 – em Guarabira.

“O governador não ficará desamparado (caso deixe o PSB). Se depender de mim, ele é bem-vindo. De minha parte, o MDB recebe ele de braços abertos”, disse o líder emedebista.

“Raniery tem respeito a João, que é um homem educado e sabe dialogar”, acrescentou Roberto Paulino.

Com Raniery Paulino, atual líder da oposição da AL-PB, Ricardo não dialogava.

O deputado guarabirense sofreu na gestão de RC: mas manteve a postura e não se “vendeu” ao poder. A coerência lhe rendeu uma reeleição. Agora, o diálogo é possível. RP foi recebido na residência do governador e tratado com muita cordialidade.

Essa possível aproximação entre Paulino e João tem deixado muita gente ‘acuada’ em Guarabira. E os mais “influentes” no Governo, pelo que se comenta na praça, andam ansiosos porque sabem que com o rompimento formal entre JA e RC, terão de decidir com quem vão seguir: com Ricardo ou lado do Poder. Eu quero ver quem é leal agora…

Evitando ficar em ‘cima do muro’, o vereador presidente da Câmara de Guarabira, Marcelo Bandeira (PSB), já adiantou que fica do lado da democracia e de quem é aberto ao diálogo, portanto seguirá ao lado de João Azevedo. É possível que seus aliados e eleitores façam o mesmo.

Já em relação ao líder dos “girassóis nutela” de Guarabira Célio Alves, eu ‘acredito’ que ele, que é secretário de governo (Orçamento Democrático Estadual), ficará com Ricardo Coutinho, a quem deve e tem demonstrado lealdade. É o que se espera, ou não? Resta saber com quem os demais “girassóis nutela” vão seguir.

Afinal, os ‘comandados’ por CA, e os que estão ocupando cargos no governo, incluindo os que pretendem lançar candidatura no ano que vem, terão coragem de ficar com Ricardo também, será?

O vereador Renato Meireles (PSB), um dos mais beneficiado$ no grupo governista, usou a tribuna da Câmara de Guarabira, nesta terça-feira (10) e, em um ‘tom baixo, meio poético e sem a devida clareza’, declarou que permanece no partido.

“Permaneço onde estou, por ter sido o único vereador a sair nas ruas de Guarabira defendendo o governador João Azevedo. Guarabira sabe disso (…) Permaneço onde estou, porque fiz parte de um grupo político que saiu vitorioso nas eleições de 2018”, disse.

“E para encerrar, com duas frases: “meu nome é João e segue o trabalho””, concluiu. Dá para ser mais claro, vereador? É que sua fala mostra que o senhor está em ‘cima do muro’…

Quando o ex-prefeito Josa da Padaria, Gilson Cândido e seu João Rafael também vão se pronunciar? Quem os senhores pretendem seguir: Ricardo ou João Azevedo? De que lado vocês estão? Guarabira quer saber.

A ‘roda gira’, minha gente! Eu já disse isso uma vez. E na política, tudo pode acontecer – e da forma como você menos espera. Vivendo e aprendendo…

Por Joseilton Gomes-Ikeda (jornalista, editor do Caderno de Matérias)
Publicada por F@F em 11.09.19, às 11h53
Tecnologia do Blogger.