Header Ads

Homem com rim gigante de 7,4 kg passa por cirurgia na Índia

Órgão normal pesa, em média, cerca de 120 a 150 gramas. Paciente de 56 anos sofria de doença renal policística autossômica dominante; 'Era um caroço enorme que ocupava metade do abdômen', disse membro da equipe cirúrgica

Cirurgiões indianos retiraram um rim com o mesmo peso de uma bola de boliche de um homem com uma condição genética que apresentava risco de vida, afirmou um cirurgião nesta segunda-feira (26).

Médicos exibem rim com 7,4 quilos, retirado de paciente no Sir Ganga Ram Hospital, em Nova Déli, na Índia, em foto de 29 de outubro (Foto: Handout / Sir Ganga Ram Hospital / AFP)
O rim de 7,4 kg é um dos maiores já removidos em uma operação.

"Era um caroço enorme que ocupava metade do abdômen. Sabíamos que era um rim grande, mas nunca pensamos que seria tão pesado", disse à AFP Sachin Kathuria, membro da equipe cirúrgica.

O paciente de 56 anos, que sofria de doença renal policística autossômica dominante, passou por uma operação de duas horas no hospital Sir Ganga Ram, em Nova Délhi, no mês passado.

Um rim normal pesa cerca de 120 a 150 gramas e possui 12 centímetros (quatro polegadas) de comprimento.

Kathuria disse que o rim tirado do homem tem quase 45 centímetros (18 polegadas) de comprimento.

O Livro Guinness de Recordes Mundiais afirmou que o maior rim removido de um ser humano foi de 4,25kg em uma operação em Dubai, em 2017.

Médicos do hospital de Nova Délhi disseram, no entanto, que encontraram relatos médicos de um rim pesando nove quilos sendo tirado de um paciente.

A doença que o homem não identificado estava sofrendo causa cistos cheios de fluidos que começam a crescer nos rins. Os médicos pediram a operação quando detectaram sangramento interno e propagação de infecções.

Kathuria afirmou que o homem está agora em boas condições e em diálise aguardando um transplante de rim.

Do G1
Publicada por F@F em 28.11.19, às 12h41

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.