Header Ads

Coronavírus: saiba o que fazer se apresentar sintomas de contaminação na PB

G1 explica como agir e quais os procedimentos necessários para procurar atendimento médico nas cidades da Paraíba

Saiba os métodos de prevenção (Foto: Reprodução)
A Paraíba já têm casos confirmados do novo coronavírus (Covid-19). Para auxiliar pessoas que apresentem sintomas de possível contágio, o G1 reuniu os procedimentos necessários para a procura correta de atendimento médico que são adotados pela Secretaria de Estado da Saúde (SES) e estabelecidos pelo Ministério da Saúde.

Conforme a (SES), existe um fluxo de atendimento para casos suspeitos de pacientes com Covid-19 que deve ser cumprido pelas unidades de saúde, baseado em sintomas apresentados nas seguintes situações:

Situação 1

Viajante: pessoa que apresente febre, pelo menos um dos sinais ou sintomas respiratórios (tosse, dificuldade para respirar, produção de escarro, congestão nasal ou conjuntival, dificuldade para deglutir, dor de garganta, coriza, cor azulada ou acinzentada da pele, batimento de asa de nariz e retração da musculatura das costelas durante a respiração) e com histórico de viagem para país com transmissão sustentada ou área com transmissão local nos últimos 14 dias.

Situação 2:

Contato Próximo: pessoa que apresente febre ou pelo menos um sinal ou sintoma respiratório (tosse, dificuldade para respirar, produção de escarro, congestão nasal ou conjuntival, dificuldade para deglutir, dor de garganta, coriza, cor da pele azulada ou acinzentada, batimento de asa de nariz e retração da musculatura das costelas durante a respiração) e histórico de contato com caso suspeito ou confirmado para Covid-19, nos últimos 14 dias.

Situação 3:

Contato Domiciliar: pessoa que manteve contato domiciliar com caso confirmado por Covid-19 nos últimos 14 dias e que apresente febre ou pelo menos um sinal ou sintoma respiratório (tosse, dificuldade para respirar, produção de escarro, congestão nasal ou conjuntival, dificuldade para deglutir, dor de garganta e coriza.

De acordo com o Ministério da Saúde (SMS), o contato próximo é definido como estar a aproximadamente dois metros de um paciente com suspeita de caso por novo coronavírus, dentro da mesma sala ou área de atendimento, por um período prolongado, sem uso de equipamento de proteção individual (EPI).

O contato próximo pode incluir cuidar, morar, visitar ou compartilhar uma área ou sala de espera de assistência médica ou, ainda, nos casos de contato direto com fluidos corporais, enquanto não estiver usando o EPI recomendado.

Já a definição de caso suspeito, considera além do quadro clínico, a identificação da procedência e do roteiro de viagem nos últimos 14 dias deve ser realizada de forma mais detalhada possível em todas as portas de entrada da rede assistencial, seja ela pública ou privada (país e cidade, número de voos, datas, etc).

Os pacientes com histórico de contato com casos suspeitos ou confirmados, ou histórico de viagem para as regiões com transmissão comunitária da doença e que apresentem sintomas de febre e pelo menos mais um sintoma de gripe (coriza, dor de garganta, tosse, espirro) devem procurar a rede de atenção básica para notificação e realização do exame.

Quando procurar uma unidade de saúde
A SES reforça que o hospital deve ser buscado apenas nos casos graves, ou seja, por pacientes que apresentem sintomas graves como dificuldade respiratória e dor torácica ao tossir ou respirar. Se a pessoa tiver com resfriado comum ou síndrome gripal, tosse, coriza, congestão nasal, dor no corpo, dor leve de garganta com ou sem febre, calafrios e dores musculares, deve se hidratar, ter uma boa alimentação e repouso e permanecer em isolamento domiciliar por 14 dias.

A população que tiver acesso a rede de saúde suplementar (planos de saúde) pode recorrer à clínicas particulares e consultórios. O médico notificará ao município que deverá fazer a coleta do caso suspeito. Os testes só serão feitos quando tiverem a necessidade de realização reconhecida por médicos.

De acordo com o secretário de saúde da Paraíba, Geraldo Medeiros, o paciente que apresentar sintomas leves deve se isolar em casa, sob recomendação médica; usar máscara para proteção das vias áreas e não ter contato com os demais moradores da residência em até 14 dias.

Maneiras de prevenção, onde se pode ser atendido e de onde vem o coronavírus, AQUI

Do G1 PB
Publicada por F@F em 26.03.2020 às 19h22
Tecnologia do Blogger.