Header Ads

EMERGÊNCIA CULTURAL: PM de Guarabira lança projetos de premiação e estímulo cultural

O cadastro para artistas e espaços de cultura está disponível no endereço eletrônico da Prefeitura Municipal de Guarabira

Sede da Prefeitura de Guarabira (Foto: Reprodução)
Por meio da Secretaria de Cultura e Turismo, a Prefeitura Municipal de Guarabira anunciou que estará lançando um programa de ações de emergência cultural para premiar e estimular o trabalho de artistas locais.

Inicialmente, serão 10 editais voltados para área de formação artística, audiovisual, música, artes cênicas, cordel, concurso literário, aquisição de bens ativos e contratações de serviços de curadoria, além de premiação para qualquer área artística. Um dos programas de premiação, e que os artistas já podem ir se adiantando, será o Prêmio Faça em Casa, que irá selecionar 15 trabalhos de criação artística, de qualquer segmento, com prêmio em dinheiro para os vencedores.

O projeto vem sendo feito pela Secretaria de Cultura em relação às políticas públicas da Lei de Emergência Cultural 14.017, com previsão para entrar em vigor a qualquer momento.

Recentemente, o prefeito Marcus Diogo esteve reunido com o secretário municipal de Cultura e Turismo, Tarcísio Pereira, a fim de traçar o planejamento das ações e definir o programa de emergência cultural a ser lançado. Os editais já estão elaborados e encontram-se em fase de revisão na Procuradoria Jurídica de Guarabira. Na próxima semana, eles serão submetidos à apreciação do Conselho Municipal de Cultura e só então serão divulgados.

Segundo a Secretaria de Cultura, a elaboração do plano de inscrição foi cuidadosamente elaborado para acontecer de forma simplificada, a fim de atender ao maior número de artistas que, em muitos casos, não se sentem preparados para lidar com requisitos burocráticos. As inscrições serão feitas com preenchimento de formulário em plataforma on-line da Prefeitura Municipal de Guarabira.

Enquanto aos editais não são lançados, a Secult recomenda aos artistas e entidades de cultura, para que façam o cadastro que já se encontra disponível no site oficial. Para que os artistas possam participar das inscrições nos editais, bem como ter direito ao auxílio de emergência cultural, é necessário que estejam cadastrados.

O cadastro está aberto não apenas para pessoas físicas, mas também para espaços de cultura independente, com formação ou não, que tiveram sua atividade interrompida em face da pandemia da Covid-19.

O cadastro para artistas e espaços de cultura está disponível no endereço eletrônico da Prefeitura Municipal de Guarabira.

Do Blog do Ninja
Publicada por F@F em 20.07.2020
Tecnologia do Blogger.