Header Ads

Pela primeira vez, Ideb aponta queda na educação de Duas Estradas

O Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) é calculado a partir de duas bases: o resultado do Sistema de Avaliação de Educação Básica

Prédio da Secretaria Municipal de Educação de Duas Estradas. Ideb aponta queda no ensino da cidade (Foto: Reprodução)

O município de Duas Estradas desapareceu do mapa do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica, pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), para medir a qualidade do aprendizado nacional e estabelece metas para a melhoria do ensino.

O resultado divulgado, nesta terça-feira, 15, pelo Inep, aponta para um desastre na Educação do município, que pela primeira vez, desde que o sistema foi lançado em 2007 pelo Ministério da Educação, o município desaparece do resultado que avalia a Educação. O Ideb realiza a avaliação a cada dois anos e o resultado corresponde ao ano de 2019.

O portal do Inep diz que o “número de participantes no SAEB  ( Sistema de Avaliação da Educação Básica) foi insuficiente para que os resultados sejam divulgados”. É o que consta para os alunos dos anos iniciais do Ensino Fundamental - 4ª série / 5º ano, que de acordo com a meta projetada para o ano de 2019, a nota deveria ser 4.8. Já para os alunos dos anos finais do Ensino Fundamental - 8ª série e 9º ano, o resultado também é preocupante, houve queda de 0.3, em relação à nota da avaliação anterior (2017), o que significa um retrocesso.

Esse resultado estarreceu os profissionais da educação e os pais dos alunos da rede municipal e coloca a cidade de Duas Estradas bem atrás do município vizinho (Serra da Raiz) que cresceu 0.6, tanto nas séries iniciais, como nas finais, do Ensino Fundamental.

O Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) é calculado a partir de duas bases: o resultado do Sistema de Avaliação de Educação Básica (Saeb), anteriormente conhecido como Prova Brasil, e o Índice de Aprovação do Município.

Contraditório - Fato a Fato se dispõe em divulgar (após análise) a versão da Prefeitura de Duas Estradas acerca das informações contidas na matéria.

Veja gráficos do Ideb


Da Assessoria
Publicada por F@F em 25.09.2020
Tecnologia do Blogger.