Header Ads

PMJP imuniza grupos prioritários da Campanha de Vacinação contra a Influenza

Há um alerta para quem se vacinou contra a covid-19: essas pessoas deverão respeitar um intervalo de 14 dias para tomar outras vacinas

Vacinação começou ontem, 12 (Foto: Kleide Teixeira)
João Pessoa-PB - A Prefeitura de João Pessoa iniciou nesta segunda-feira (12) a Campanha de Vacinação contra a Influenza, imunizando os grupos prioritários nas unidades de saúde da família integradas, policlínicas municipais e Centro Municipal de Imunizações (CMI). A mobilização segue até o dia 10 de maio com a meta de imunizar 90% do público alvo.

A campanha será dividida em três etapas. A primeira etapa da campanha vai atender o público de crianças de seis meses até menores de seis anos, gestantes, puérperas, indígenas e trabalhadores de saúde. A segunda etapa vai imunizar idosos a partir de 60 anos e professores, e a terceira etapa, pessoas com comorbidades, com deficiência permanente, caminhoneiros, trabalhadores de transportes coletivos, portuários, e de forças de segurança e salvamento.

O chefe de Imunização da Secretaria Municipal de Saúde, Fernando Virgolino, explica que, como a Capital recebeu para o início dessa primeira etapa um quantitativo de 29.940 doses (28% do total dos grupos elencados nessa etapa), inicialmente serão atendidas crianças de seis meses a menores de dois anos, gestantes, puérperas, e trabalhadores da atenção básica que atuam nas unidades de saúde da família.

“É uma estratégia que estamos utilizando mediante a quantidade de doses que recebemos, assim como para evitar aglomerações nos postos de vacinação. À medida que mais doses da vacina sejam enviadas ao município, iremos ampliando para as crianças e os trabalhadores de saúde”, explicou Fernando Virgolino.

A psicóloga Talita Vasconcelos levou seu pequeno Thomas, de um ano de idade, para se vacinar, na USF Bancários. “Acho fundamental que ele esteja com a vacinação em dia, seja contra a gripe ou qualquer outra vacina que seja necessária na faixa etária dele”, disse.

A vacina contra a influenza está disponível, de segunda a sexta-feira, nas unidades de saúde da família integradas, no horário das 7h às 11h e 12h às 16h; policlínicas municipais, das 7h às 17h; e Centro Municipal de Imunização no período das 8h às 16h.

Atualização do cartão de vacinação – O chefe de Imunização destaca que os pais e responsáveis das crianças que compreendem a faixa etária desta etapa devem levar o cartão de vacinação de seus filhos para que seja atualizado, caso o esquema vacinal não esteja em dia.

Contraindicação – A vacina contra gripe utilizada nas campanhas do Programa Nacional de Imunização do Governo Federal apresenta poucas contraindicações. Pessoas com quadro febril agudo devem adiar a administração da dose. Pessoas que apresentam alergia grave ao ovo de galinha, têm a única contraindicação real.

Há um alerta para quem se vacinou contra a covid-19: essas pessoas deverão respeitar um intervalo de 14 dias para tomar outras vacinas do calendário vacinal, inclusive a desta campanha, que previne contra a influenza.

O vírus presente na vacina da gripe é inativado, ou seja, ele apresenta proteínas suficientes para gerar uma reação imunológica do corpo (produção de anticorpos), mas não é capaz de infectar ou causar o adoecimento do indivíduo.

Locais de referência para vacinação

Da Secom-JP
Publicada por F@F em 13.04.2021

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.