Header Ads

Deputado Raniery visita Reitor da UFPB e discute criação da disciplina sobre doenças raras

Reitor Valdiney Gouveia avaliou o pleito do deputado como uma demanda justíssima e necessária

Na reunião com o Reitor da UFPB, Valdiney Gouveia, o deputado Raniery Paulino discutiu a inclusão da disciplina sobre pessoas com doenças raras (Foto: Assessoria)
João Pessoa (PB) - O  deputado estadual Raniery Paulino (MDB), presidente da Frente Parlamentar em Defesa de Pessoas com Autismo e Doenças Raras da Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB), visitou o Reitor da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), Valdiney Gouveia, a fim de tratar sobre a criação de uma disciplina sobre pessoas com doenças raras nos cursos de graduação e pós graduação voltado para a qualificação e aperfeiçoamento dos profissionais destas áreas.

Raniery destacou que é necessário ter um olhar para formação acadêmica dos profissionais que vão cuidar dessas pessoas, porque quando a doença é rara requer cuidado e uma pesquisa maior.

“A UFPB faz um trabalho de excelência em pesquisa e extensão. Espero que ela possa ser referência para outras entidades e universidades que também tenham o curso de Medicina no Estado da Paraíba”, disse.

Para o parlamentar, em torno de 25% da população paraibana possui algum tipo de deficiência.“É um número muito alto, isso totaliza um milhão de habitantes. Portanto, temos um olhar mais específico para essas pessoas que demandam atenção do poder público, a exemplo da UFPB, que é a Universidade de referência nacional, especialmente, para todos nós paraibanos”, destacou.

O Reitor Valdiney Gouveia avaliou o pleito do deputado como uma demanda justíssima e necessária.

“Nós temos muitas pessoas acometidas por alguma doença rara. Não temos tido o preparo necessário – que uma disciplina poderia contribuir – para tratar essas pessoas que demandam recursos, e que por vezes não são adequadamente diagnosticadas. Que possamos pensar em uma disciplina no curso de Medicina, por exemplo”, cogitou.

A reunião também contou com a presença da médica pneumologista Maria Enedina Aquino, do Hospital Universitário Lauro Wanderley, e da professora Raíssa Dália, Superintendente de Educação a Distância da UFPB.

Do Acesso Político com Fato a Fato
Publicada em 03.07.2021
Tecnologia do Blogger.