Header Ads

Fórum discute meio ambiente e sustentabilidade na Região Metropolitana de João Pessoa

O secretário municipal do Meio Ambiente, Welisson Silveira, falou sobre a importância de se pensar a questão ambiental de forma conjunta

Prefeito Cícero prestigia fórum (Foto: Sérgio Lucena)
João Pessoa (PB) - Gestores do Meio Ambiente de João Pessoa e de outros quatro municípios da Região Metropolitana se reúnem durante esta quarta-feira (14) para discutir questões comuns relativas à preservação ambiental. Eles participam do I Fórum Meio Ambiente e Sustentabilidade, organizado pela Prefeitura de João Pessoa com apoio da Associação Nacional de Órgãos Municipais de Meio Ambiente (Anamma).

O evento, que acontece no Hotel Manaíra, foi aberto pelo prefeito Cícero Lucena. “Aqui estamos buscando a integração de todos os municípios para que cada um dê sua contribuição e juntos cumpramos o compromisso de cuidar da qualidade de vida da população, o que passa diretamente pela preservação do meio ambiente. Esta troca vai contribuir muito com este objetivo”, afirmou o gestor. Também participou da abertura o vice-prefeito Leo Bezerra.

O prefeito ainda ressaltou o ato de sua gestão anterior na Capital, que fechou o lixão do Roger e criou o aterro sanitário que atende toda a Região Metropolitana. “Temos que plantar agora para colher no futuro”, orientou. Ele também destacou medidas que estão em andamento na gestão dentro do quesito sustentabilidade. “Colocamos como desafio zerar e depois conquistar o crédito em carbono, assim como obter a maior eficiência energética em prédios públicos”, destacou.

Nesta manhã ocorreu o primeiro painel, que teve como tema “Estratégias de Sustentabilidade em Gestão Sócio Ambiental”. O debate contou com a participação de Stephan Strauss, do Grupo Ferreira Costa; professor Joácio Morais, presidente da Comissão de Gestão Ambiental da UFPB, e de Talden Farias, professor de Direito Ambiental da UFPB. O segundo painel foi espaço para temas propostos pelos representantes das secretarias de Meio Ambiente dos municípios.

O secretário municipal do Meio Ambiente, Welisson Silveira, falou sobre a importância de se pensar a questão ambiental de forma conjunta. “Há muitas questões como a dos estuários de rios e aterro sanitário que perpassam os municípios. Este evento congrega cidades que possuem preocupações em comum e vai ser oportunidade para ordenar ações de fiscalização e controle, além de compartilhamento de expertise para aperfeiçoar o trabalho”, explicou.

Estiveram presentes os secretários municipais de Meio Ambiente de Cabedelo, Francisco Pereira Urtiga; do Conde, Nelson James Pimentel; de Santa Rita, Andrea dos Santos; e de Bayeux, Geovania Andrade. Também participaram os superintendentes do Iphan, Hyago Celane e o da SPU, Arthur Navarro.

Da Secom-JP
Publicada por F@F em 14.07.2021
Tecnologia do Blogger.