Header Ads

Governo da PB amplia atendimento aos autistas em Arara, Bananeiras, Casserengue e Solânea

Os autistas serão atendidos pelo Instituto Casa Azul, por meio do Termo de Cooperação Tríplice, assinado pelo governador João Azevêdo nesta terça-feira (13)

O secretário do Desenvolvimento Humano, Tibério Limeira, ressaltou que esse acordo de cooperação atenderá até 200 crianças e adolescentes autistas, fortalecendo a política voltada para essas pessoas no Brejo. (Foto: reprodução)
João Pessoa (PB) - Crianças, adolescentes e adultos diagnosticados com Transtorno de Espectro Autista (TEA) nos municípios de Arara, Bananeiras, Casserengue e Solânea, na região do Brejo Paraibano, serão atendidas pelo Instituto Casa Azul, por meio do Termo de Cooperação Tríplice, assinado pelo governador João Azevêdo nesta terça-feira (13).

Conforme o Termo de Cooperação, caberá ao Governo Estadual o aporte de recursos para execução do serviço, enquanto os municípios disponibilizarão profissionais e técnicos que atuarão no atendimento: professores, psicólogo, psicopedagogo clínico, educador físico, terapeuta ocupacional, fonoaudiólogo e porteiro. Já o Instituto Casa Azul fará cessão e o gerenciamento das instalações físicas adequadas para o atendimento.

O secretário do Desenvolvimento Humano, Tibério Limeira, ressaltou que esse acordo de cooperação atenderá até 200 crianças e adolescentes autistas, fortalecendo a política voltada para essas pessoas no Brejo, “podendo virar um exemplo para outras cidades que podem se juntar com o Estado e com a sociedade civil para pactuar e aumentar a oferta de serviços de terapias em outras regiões do estado”, destacou.

“Une três esferas diferentes, três segmentos: a sociedade civil representada pelo Instituto Casa Azul, que já presta um serviço, mas que terá esse serviço ampliado graças à chegada do Estado, que está transferindo recursos, e também a chegada de quatro prefeituras que contratarão profissionais que prestarão seus serviços”, comentou. 

A diretora geral do Instituto Casa Azul, Edilma Azevedo, define o instituto como uma clínica-escola para autistas, que atualmente atende 72 inscritos. “O projeto foi iniciado há três anos por um grupo de pais de autistas, quando iniciou a parceria com o Governo do Estado. E hoje a pactuação tríplice sendo firmada, esse centro será de grande valia para o desenvolvimento desses autistas. Isso mudará completamente, teremos a parte clínica e terapêutica. Sem as terapias a criança não desenvolve. Só temos que agradecer a Deus, ao Governo estadual e às prefeituras por esse grande feito”, afirmou.

A solenidade de assinatura do documento aconteceu no município de Solânea. O prefeito de Solânea, Kayser Rocha, avaliou a assinatura do Termo de Cooperação como sendo um marco na região. “Parabenizo o Instituto Casa Azul, essa iniciativa da sociedade civil, que agora recebe o abraço forte, fraterno e financeiro do Governo do Estado, com parceria também com algumas prefeituras, que é importantíssima. É sem dúvida um marco histórico na nossa região, ficamos muito felizes em participar desse momento e ver a mão e a presença do Governo aqui”, declarou o prefeito.

A solenidade contou ainda com as presenças dos prefeitos das cidades de Bananeiras, Matheus Bezerra; de Casserengue, Antônio Judivan de Sousa; enquanto o prefeito de Arara enviou um representante.  

Do ClickPB
Publicada por F@F em 13.07.2021

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.