Header Ads

Governo Federal entrega 400 casas a famílias de baixa renda de Guarabira, na Paraíba

O Guarabira Residence Park I e II faz parte do Programa Casa Verde e Amarela e vai beneficiar cerca de 1,6 mil pessoas

Ministro Rogério Marinho e o prefeito de Guarabira Marcus Diôgo participaram da entrega das casas (Foto: Site do Governo Federal/MDR)
BRASÍLIA (DF) - O Governo Federal, por meio do Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR), entregou, nesta sexta-feira (30), 400 casas a famílias de baixa renda do município de Guarabira, na Paraíba. O ministro Rogério Marinho e o secretário nacional de Habitação, Alfredo dos Santos, participaram da cerimônia de entrega das chaves do Guarabira Residence Park I e II, que beneficiará cerca de 1,6 mil pessoas.

CONFIRA: Governo Federal entrega 400 casas a famílias de baixa renda de Guarabira, na Paraíba

O empreendimento, que integra o Programa Casa Verde e Amarela, recebeu R$ 29,1 milhões de investimento federal, sendo R$ 26,3 milhões repassados desde 2019 – o que corresponde a mais de 90% do valor da operação.

O ministro destacou o compromisso do Governo Federal em oferecer condições dignas de moradia aos brasileiros e em prestar serviço, sobretudo às pessoas mais vulneráveis. “Esse programa é muito importante para nós, porque simboliza o compromisso do Governo Federal com o povo brasileiro. Quando nós chegamos, o MDR tinha 250 mil unidades habitacionais do Faixa 1, que são para pessoas mais humildes. Dessas, 130 mil estavam com as obras paralisadas por diversos motivos. Mas a orientação que nos foi dada pelo presidente Bolsonaro foi de respeitar o recurso e o tributo pago pela população brasileira. Por isso, estamos aqui em mais uma entrega de residencial”, afirmou.

O Guarabira Residence Park é composto por dois módulos de casas sobrepostas – um com 100 unidades e o outro com 300. As moradias têm 50 m² e possuem estrutura completa de infraestrutura, como água, esgoto, energia elétrica, pavimentação, iluminação pública e drenagem.

A dona de casa Suzana Ferreira, 40 anos, foi uma das beneficiadas com a casa própria. Atualmente, ela cuida da filha de 5 anos. “Ela nasceu com microcefalia e precisa de cuidados especiais. Além disso, por ser cadeirante, ela demanda uma estrutura com acessibilidade. O que não era a nossa realidade até hoje, ao pegar as chaves da minha casa. Essa é a realização de um sonho. Um lugar para morar, todo adaptado para a nossa realidade”, comemorou.

Também participaram do evento de repasse das chaves o prefeito de Guarabira, Marcus Diogo, a superintendente regional da Caixa Econômica Federal, Maria Aline Paiva, e o superintendente da Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste (Sudene),  Evaldo Cavalcanti. Além disso, também estavam presentes os deputados federais Wellington Roberto, Julian Lemos, Ruy Carneiro e Pedro Lima, os deputados estaduais Camila Toscano e Tomba Farias e o ex-senador, Roberto Cavalcante.

Casa Verde e Amarela

No primeiro semestre de 2021, o MDR entregou 191.750 mil moradias – 14.772 mil delas foram destinadas a famílias de baixa renda. Mais de 700 mil pessoas tiveram o sonho da casa própria realizado. Foram retomadas aproximadamente 2 mil unidades habitacionais que estavam paralisadas e poderão contemplar 8 mil pessoas.

Do Site do Governo Federal/MDR
Publicada por F@F em 31.07.2021

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.