Header Ads

Mamanguape realiza IX Conferência Municipal de Assistência Social

Prefeita Eunice Pessoa participou da conferência

Prefeita Eunice participa de conferência (Foto: Ascom)
Mamanguape (PB) - A prefeitura de Mamanguape, por meio da Secretaria de Assistência Social, realizou na manhã desta quinta-feira (19), a IX Conferência de Assistência Social, no auditório do Centro Cultural Fênix.  Em 2021, o tem é “Assistência Social: direito do povo e dever do Estado, com financiamento público, para enfrentar as desigualdades e garantir a proteção social”.  

A organização do evento trabalhou para garantir todos protocolos necessários de segurança contra à Covid-19, com a entrega de máscaras, higienização e distanciamento físico ocupando a capacidade máxima estabelecida em decreto. A conferência contou com a presença da prefeita Eunice Pessoa, do vice-prefeito Dr Zenóbio Rodrigues, vereadores, autoridades religiosas, secretários (as) e auxiliares da gestão, assistentes sociais, Conselho Tutelar e entidades classes representadas.  

Os eixos temáticos foram: 1 – a  proteção social contributiva e o princípio de equidade como paradigma para a gestão dos direitos socioassistenciais no enfrentamento das desigualdades;  2 – financiamento e orçamento como instrumento para uma gestão de compromissos e corresponsabilidades dos entes federativos para a garantia dos direitos socioassistenciais; 3 – controle social: o lugar da sociedade civil no SUAS e a importância da participação dos usuários; 4 – gestão e acesso às seguranças socioassistenciais e articulação entre serviços, benefícios e transferência de renda como garantias de direitos socioassistenciais e proteção social; e 5 – a atuação do SUAS em Situações de Calamidade Pública e Emergências. Após discussões dos eixos, foram elaboradas dez propostas a nível municipal, cinco para o Estado e cinco para o nacional, que serão publicadas no Diário Oficial do Município. 

 A secretaria da Assistência Social, Carol Verissimo fez destaque para a temática abordada este ano. Coral disse para as pessoas busquem ter empatia nesse momento que em passa o mundo “Pedimos que nossas salas hoje e que possamos tentar nos colocarmos no lugar das pessoas que estão em estado de vulnerabilidade social”, pediu a Secretária. 

O vice-prefeito, Dr Zenóbio destacou os eixos temáticos para serem debatidos no evento. Zenóbio lembrou das ações desenvolvidas pela gestão nas diversas áreas, que provocam a mudança de vida da população de Mamanguape. “Muito bom que as pessoas estejam em ambientes para gerar discussões que se transformam em políticas públicas que ajudam o povo”, acrescentou. 

O vereador Rany Verissimo, representando na mesa o Poder Legislativo, disse que a gestão tem dado um suporte importante na Assistência Social para população de Mamanguape. “Dou meu testemunho do belíssimo trabalho que gestão vem fazendo junto aos seus auxiliares, buscando sempre atender as necessidades da população”, falou Rany. 

A prefeita Eunice Pessoa disse que os auxiliares da Secretaria de Assistência Social conhecem de perto as vulnerabilidades das pessoas que procuram os serviços e ações da Prefeitura de Mamanguape. “A nossa gestão tem ido aos quatro cantos do município para levar as ações que chegam nas casas das pessoas, por meio da Secretaria de Assistência Social”, acrescentou a Prefeita. 

Eunice relatou as entregas realizadas pela Prefeitura de Mamanguape, por meio da Secretaria, com a marca de mais de quinhentas cestas básicas todos os meses, projeto que começou em 2017 e Programa de Aquisição de Alimentos - PAA. O CRAS, CREAS e SCFV também foram lembrados pela prefeita, quanto ao importante serviço realizado. “Só tenho a agradecer e parabenizar a todos pela colaboração que dão a gestão e ao povo de Mamanguape”, finalizou.

Da Codecom/Prefeitura de Mamanguape
Publicada por F@F em 19.08.2021

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.