Header Ads

Campanha de saúde em Sapé foi intensa durante todo o mês de outubro

Gestão municipal disponibilizou mamografias, consultas e orientações sobre câncer de mama

Prefeitura promoveu várias ações (Foto: Secom-Sapé)
Sapé (PB) - A Prefeitura de Sapé realizou diversas ações durante todo o mês de outubro, voltado para a conscientização e prevenção ao câncer de mama. Com a campanha “Prevenir: atitude de quem ama” a gestão municipal disponibilizou 74 mamografias, consultas com mastologista e a promoveu debates e orientações sobre a doença. A programação foi toda dedicada as mulheres do município e desenvolvida pela Secretaria Municipal de Saúde.

Dentro da Campanha, foram oferecidos ainda atendimentos com psicólogo, nutricionista, ortopedista, dermatologista, neurologista, pediatra, cardiologista e exames de ultrassonografia. Os exames de mamografia foram realizados na Policlínica Municipal em mulheres encaminhadas pelos PSFs do município.

De acordo com o secretário de Saúde, David Roberto , também foram realizados eventos em todas as Unidades Básicas de Saúde, onde o foco foi a conscientização à prevenção câncer de mama, mas também falas sobre o câncer do colo de útero. “Foram realizados testes rápidos, palestras, consultas, oferecido café da manhã, distribuição de brindes e sorteios (organizado pelos próprios profissionais), assim como dinâmicas. Em algumas unidades foram oferecidos, transvaginal e ultrassonografia mamária, alongamento com a professora do Nasf, além de um mutirão de citológico”, destacou.

Para David Roberto, é essencial o apoio do município às mulheres na garantia do atendimento em saúde. “Em todo o mês reforçamos como é fundamental que as mulheres se cuidem, se avaliem e realizem exames. O diagnóstico precoce aumenta as chances de cura e colocamos nossos serviços à disposição para que o público feminino se previna”, disse o secretário.

Prática esportiva 

A gestão municipal também apoiou a segunda Pedalada Outubro Rosa 2021. A atividade teve como objetivo chamar a atenção para prevenção do câncer de mama e adoção de hábitos saudáveis para combater a doença. O Pedal foi promovido pelo grupo Papaléguas Bike. Além disso, atividades físicas foram realizadas na Praça de Eventos Dr. João Úrsulo, envolvendo o público feminino.

De O Interiorano com Secom-Sapé
Publicada por F@F em 31.10.2021
Tecnologia do Blogger.